sexta-feira, março 29, 2019

ISRAEL PREPARA-SE PARA TODAS AS EVENTUALIDADES NUM FIM DE SEMANA TENSO

Os palestinianos de Gaza comemoram amanhã o "Dia da Terra", estando os seus líderes a apelar a manifestações violentas junto à fronteira com Israel. 
Apesar dos esforços de mediação por parte do Egipto e da alegada aceitação de um cessar fogo por parte dos terroristas do Hamas, Israel não confia nas falsas promessas dos terroristas, constantemente violadas e nunca respeitadas, pelo que as Forças de Defesa de Israel preparam-se para o pior.
Muitas forças e equipamento militar israelita têm sido deslocadas para a fronteira, temendo-se que o ajuntamento dos muitos milhares de palestinianos previsto para amanhã acabe com actos de grande violência e tentativas de penetração em território israelita, levando Israel a precaver-se para poder enfrentar toda e qualquer situação.

ISRAEL AVISA...
Num claro aviso ao Hamas, as Forças de Defesa de Israel estão fazendo apelos directos à população de Gaza para que evitem provocações aos militares de Israel e tentativas de ultrapassar a vedação que separa Gaza de Israel.
E a mensagem aos palestinianos está sendo clara: nada de atravessar a "linha vermelha", nada de se aproximarem, muito menos tentarem perfurar a vedação, sob pena de poderem enfrentar a morte.
Os avisos têm sido feitos por vários meios: telefonemas, mensagens, declarações públicas, e folhetos lançados de aviões, as FDI estão avisando a população palestiniana de Gaza que qualquer acto de violação da fronteira será confrontado com fogo real.

"As FDI não aceitarão tentativas para prejudicar os cidadãos israelitas, os soldados ou a barreira de separação" - afirmou em árabe o responsável israelita pela coordenação da segurança nesta região do país, acrescentando: "Está nas vossas mãos."
"Repito. Mantenham-se afastados da vedação, não se aproximem da mesma, e mantenham-se afastados pelo menos uns 300 metros" - insistiu o coronel responsável pela segurança. "Israel está determinado a proteger os seus habitantes e não irá tolerar qualquer fogo de rockets ou actos de terrorismo. Quaisquer violações levarão a uma dura resposta. Poupem-se, afastem os inocentes dos pontos de conflito e e dos instigadores do terrorismo na Faixa."

PREOCUPAÇÃO ISRAELITA
A principal preocupação de Israel com as mega manifestações convocadas pelo Hamas para amanhã é que hajam grupos numerosos tentando derrubar a vedação, armados com espingardas, facas e granadas, e tentem entrar numa das comunidades israelitas localizadas a poucas centenas de metros da vedação, atacando os seus residentes, ou então sequestrar soldados deslocados para a fronteira.
O "Dia da Terra" deste ano, assinalando a expropriação de terras árabes por Israel em 1976, marca também um ano desde que começaram os protestos palestinianos junto à fronteira com Israel, conhecidos como "Marcha do Retorno", que por vezes tem escalado até à troca de tiros entre Israel e os terroristas manifestantes, que sempre se manifestam de forma muito violenta.
Israel continua a afirmar que O Hamas se apropriou da campanha para alcançar os seus objectivos nefastos, fazendo uso de manifestantes civis como cobertura para acções militares.

HAMAS PREPARA UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO
Sabe-se que o Hamas está a preparar uma operação de transporte em massa para amanhã, deslocando pessoas de 38 localidades diferentes para a fronteira, colocando-as em 5 pontos diferenciados. Vários hospitais de campanha já foram instalados naquelas zonas com acesso a cuidados médicos.
O Hamas tenta a todo o custo "salvar a face" e obter uma grande vitória contra Israel, uma vez que ao fim de 11 anos de domínio sobre a população de Gaza - sendo 70% jovens - o desemprego atingiu níveis recorde, a electricidade só está disponível durante algumas horas e a água potável é escassa. 
Não se sabe ao certo até que ponto a intensa mediação egípcia terá algum sucesso. 
De facto, amanhã será a prova real.

Shalom, Israel!

Sem comentários: