segunda-feira, maio 11, 2020

RARÍSSIMA MOEDA COM 1.900 ANOS ENCONTRADA EM JERUSALÉM

Uma moeda de bronze da época da revolta judaica de Bar Kochba (há 1900 anos) foi descoberta em escavações na capital israelita Jerusalém, sendo uma das únicas 4 moedas entre 22 mil outras achadas em Israel da época da revolta liderada por Bar Kochba (132 - 136 d.C.)
Esta revolta judaica contra a colonização romana teve muito a ver com a tentativa dos romanos de erigir um templo ao deus Júpiter no mesmo local onde o Templo de Jerusalém tinha estado, ou seja, no Monte do Templo de Jerusalém.
"Jerusalém era o alvo e o grito de guerra dos rebeldes de Bar Kochba, mas eles nunca conquistaram a cidade" - informou o Dr. Donald Tzvi Ariel, chefe do Departamento Numismático do Instituto das Antiguidades de Israel, acrescentando: "O pequeno número de moedas cunhadas por eles encontradas na cidade também testemunham isso. Esta é a primeira vez que uma dessas moedas é achada na área nos últimos 40 anos."

INSCRIÇÃO "JERUSALÉM"
Um outro pormenor que evidencia a raridade desta moeda é o facto de, juntamente com a gravação de um cacho de uvas num dos lados da moeda e de uma palmeira no outro- símbolos comuns nessas moedas - o artefacto exibir ainda a inscrição "Jerusalém" em letras hebraicas antigas. Na outra face da moeda pode ler-se: "Ano Dois da Liberdade de Israel."
A moeda foi descoberta nas escavações no parque arqueológico Davidson, que está localizado entre o Monte do Templo e a antiga Cidade de David.
Ariel explicou que naqueles dias, para além de serem usadas para fins comerciais ou para o pagamento de impostos, as moedas eram também um instrumento de propaganda, um meio de anunciar algo como o surgimento de um novo rei, ou um outro anúncio qualquer.
"Isso era evidente especialmente nas moedas de prata, ao mesmo tempo que as moedas de bronze, menos valiosas, eram mais usadas para as transacções comerciais" - afirmou Ariel, acrescentando: "Durante a época hasmoniana, os judeus não cunhavam moedas de prata. A primeira vez que tais moedas foram cunhadas em Jerusalém após o período persa foi durante a Primeira Revolta Judaica contra os romanos nos anos 66 - 70 d.C., e elas afirmavam de facto o seguinte: Nós estamos aqui, uma nação independente dos romanos. Os rebeldes de Bar Kochba também queriam afirmar que estavam no mapa e afirmavam assim a sua oposição aos romanos através da cunhagem de moedas."

O arqueólogo terminou as suas informações com esta pressuposição: "Podem-se usar as moedas para aprender História. Bar Kochba queria conquistar Jerusalém, mas não teve sucesso, e após esse período a autonomia judaica desapareceu durante 2 mil anos."

Shalom, Israel!


1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Cá para mim, as descobertas arqueológicas em Jerusalém e em Israel, só terminarão no Milénio.