terça-feira, maio 26, 2020

PRESSIONADO PELOS EUA, ISRAEL VAI CONSTRUIR A MAIOR PLANTA DE DESSALINIZAÇÃO DO MUNDO SEM A AJUDA DA CHINA

A China acabou de perder o desejado investimento na construção em Israel daquela que será a maior planta de dessalinização do mundo. Segundo se crê, esta derrota comercial chinesa deve-se à pressão dos norte-americanos, especificamente durante a recente visita do secretário de estado Mike Pompeo a Israel.
Esta decisão difícil de tomar, coloca Israel ao lado do seu melhor amigo, os EUA, ao mesmo tempo que em rota de colisão com um importante parceiro comercial, a China.
A empresa israelita "IDE" foi eleita em oposição à empresa chinesa sediada em Hong Kong.
Os EUA demonstraram preocupação com o envolvimento chinês na planta "Shorek 2", localizada em Palmachim, no centro de Israel.
Caso os chineses ganhassem o concurso, seriam eles a gerir esta gigantesca planta de extracção de água potável da água do mar. 
Este mega projecto será financiado por um consórcio de bancos, incluindo o Banco Leumi (israelita), o alemão KfW, e o Banco Europeu de Investimento.
Espera-se que esta planta produza mais de 200 milhões de metros cúbicos de água por dia, aumentando em 35% a capacidade de produção de água dessalinizada em Israel.

Tanto o departamento de estado norte-americano como Mike Pompeo têm nestas últimas semanas lançado ataques verbais ao governo chinês, acusando-o de ter encoberto a severidade da pandemia quando ela irrompeu na cidade chinesa de Wuhan, em Dezembro de 2019, tentando dessa forma controlar a infraestrutura mundial.

Shalom, Israel!

Sem comentários: