quinta-feira, maio 21, 2020

IMPRESSIONANTE COMPLEXO DOS DIAS DE JESUS DESCOBERTO JUNTO AO MURO OCIDENTAL EM JERUSALÉM

Foi recentemente descoberto junto ao Muro Ocidental um sistema subterrâneo com o piso dos dias do Segundo Templo por debaixo de um impressionante edifício público de há 1.400 anos.
Esta revelação arqueológica feita pela "Autoridade para as Antiguidades de Israel" e pela "Fundação do Património do Muro Ocidental" vem a propósito da celebração do "Dia de Jerusalém", comemorando a reunificação da capital de Israel durante a Guerra dos Seis Dias.
Os pesquisadores acreditam que o complexo foi utilizado por residentes de Jerusalém durante o período romano anterior à destruição de Jerusalém e do Segundo Templo no ano 70 d.C. Toda a estrutura do complexo estava protegida e ocultada debaixo do piso de uma enorme estrutura do período bizantino.
Os arqueólogos ainda não entendem a razão do investimento em tais esforços e recursos para escavarem na pedra um sistema subterrâneo há 2 mil anos, enquanto a vida decorria nas casas acima.

O sistema compõe-se de um pátio aberto e de duas salas dispostas em três níveis, um sobre o outro e ligados por escadas em pedra.
Há vestígios de suportes para portas e fechaduras e foram também encontrados nas paredes nichos circulares e quadrados, com pequenas fendas triangulares que serviriam como suporte a lamparinas, e ainda vestígios de suportes para prateleiras.
Estes achados fornecerão alguma informação valiosa sobre o estilo de vida que se vivia na altura dos dias de Jesus.

Foram ainda encontrados utensílios de cozinha em barro, lamparinas utilizadas para iluminação, uma vasilha de pedra rara nos dias do Segundo Templo, e o fragmento de uma Qalal - uma grande bacia em pedra utilizada para guardar água, a qual, segundo se crê, estaria ligada aos rituais de purificação dos judeus.
As escavações no lugar prosseguem, preparando-se o espaço para visitas turísticas.

Shalom, Israel!

Sem comentários: