segunda-feira, agosto 24, 2020

MIKE POMPEO EM JERUSALÉM INICIA "RONDA PELA PAZ"

O secretário de estado norte-americano Mike Pompeo encontra-se em Jerusalém para iniciar um périplo de visitas pelo Médio Oriente visando nos acordos de paz entre nações árabes e Israel.
Entre os países a visitar estão o Sudão, o Barein e os Emirados Árabes Unidos.
O primeiro encontro realizou-se esta manhã com Netanyahu, prevendo-se outros com Benny Gantz e Ashkenazi.
Segundo Pompeo, os Estados Unidos desejam que Israel mantenha a supremacia militar na região mesmo depois do negócio da venda de aviões F-35 aos Emirados. Essa foi pelo menos a promessa feita esta manhã para sossegar as preocupações israelitas: "Os Estados dispõem de um requisito legal respeitante à superioridade qualitativa. Continuaremos a honrar isso" - afirmou Pompeo.
Netanyahu afirmou ter recebido essa reafirmação da parte de Mike Pompeo, que espera conseguir mais acordos com outros países árabes de forma a construir uma frente contra o Irão, um inimigo comum, não só dos EUA, Israel, mas também de outras nações árabes, incluindo a Arábia Saudita.

"Estou esperançoso que veremos outras nações árabes a se juntarem a nós" - afirmou esta manhã Pompeo, acrescentando: "A oportunidade que elas têm de se posicionarem ao nosso lado, reconhecerem o estado de Israel e trabalharem lado a lado não só aumentará a estabilidade do Médio Oriente, como melhorará também as vidas dos cidadãos desses países."
Sobre a sua visita ao Sudão, Pompeo afirmou esperar conseguir "um empurrão no aprofundamento das relações entre Israel e o Sudão."
Tanto Pompeo como Netanyahu lamentaram a falta de apoio internacional à exigência dos Estados Unidos à ONU para a extensão das sanções contra o Irão.

Shalom, Israel!

Sem comentários: