segunda-feira, agosto 31, 2020

PRIMEIRO VOO DA HISTÓRIA ENTRE ISRAEL E OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS JÁ ATERROU EM SEGURANÇA


Equipado com sistema de defesa anti-míssil, o primeiro voo comercial da História levantou esta manhã às 11H15 do aeroporto de Ben Gurion, perto de Tel Aviv, tendo chegado em segurança à capital dos Emirados Árabes Unidos, após 3 horas de voo.
Pela primeira vez na História um avião israelita pôde passar por cima dos céus da Arábia Saudita.
Nas palavras do piloto israelita, contente por ter feito um voo directo com muito menos horas do que seria normal, "Este é mais um passo na direcção da paz na região."
O voo da EL AL 971, levou consigo uma delegação de alto nível composta de israelitas e norte-americanos, e sobrevoou praticamente toda a extensão do território da Arábia Saudita até ao seu destino final, Abu Dhabi. 
Os delegados israelitas e norte-americanos irão estabelecer nos Emirados as bases para o alegado acordo de paz "Acordo de Abraão", entre Israel e o estado árabe, promovido pelos Estados Unidos e anunciado no início deste mês.

JARED KUSHNER A BORDO
Entre os passageiros, contou-se entre outros com o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, o conselheiro dos EUA para o processo de paz no Médio Oriente promovido por Donald Trump. Para além de Kushner, seguiu também Robert O'Brien, conselheiro de seguranças dos EUA, e o responsável pela segurança nacional de Israel, Meir Ben-Shabbat.

Este voo histórico é considerado como um virar de página nas relações entre Israel e os árabes, tanto mais que atravessou um país - Arábia Saudita - inimigo de Israel, algo inimaginável até há bem poucos meses atrás.
No momento em que o avião israelita sobrevoava a capital saudita Riade, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu falou para a tripulação desde Jerusalém, saudando este "dia histórico para Israel"
No exterior do avião israelita, foi pintada a palavra "PAZ" em árabe, inglês e hebraico.
Jared Kushner, o "obreiro" judeu norte-americano para o plano de paz do Médio Oriente, afirmou que o primeiro-ministro israelita confia que o presidente norte-americano não venha a pôr em risco a segurança do estado judaico. Essa presunção tem a ver com o plano de venda de aviões F-35 aos Emirados, algo preocupante para Israel, uma vez que pode pôr em causa a supremacia militar daquele país na região do Médio Oriente. 

Em relação à possibilidade de o voo ter sido realizado por cima dos céus da Arábia Saudita, Kushner, sempre positivo, disse que os sauditas haviam sido "muito graciosos", e que aquele voo era "a manifestação daquilo que é possível no Médio Oriente."
E acrescentou: "Podemos tomar isso como um sinal. É um encorajamento para este progresso."
Num recado aos palestinianos, logo após a chegada, Kushner aconselhou-os a "deixar de viver no passado."

Shalom, Israel!

2 comentários:

Olga disse...

Ah... deixar de viver no passado, né? O que vale agora é o "novo normal"... estão preparando a humanidade pra isto! Acordo de Abraão? Cadê o papa? Não estava neste VOO? E a sua Crislam de Dubai? Os homens têm falado muito em paz! Eu creio que sabemos o que isto significa!
Maranata!
Shalom Israel!
Olga

Olga disse...

Crislam. Abu Dhabi.