sexta-feira, agosto 14, 2020

RESIDENTES DA JUDEIA E SAMARIA ATRAIÇOADOS PELO ACORDO

Sentido-se traídos pelas promessas feitas em Março pelo actual primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu visando a "anexação" de partes da Judeia e Samaria (também denominados "Margem Ocidental"), muitos líderes das comunidades judaicas residentes nessas regiões manifestaram o seu desagrado e até revolta perante o "preço" a pagar por Israel pelo reatamento das relações diplomáticas com os Emirados Árabes Unidos.
Netanyahu apressou-se a afirmar que este "congelamento" da prometida extensão da soberania israelita sobre partes desses territórios era apenas temporária, ainda que não seja essa a interpretação dos líderes nas Emirados.
O líder comunitário da cidade bíblica de Betel afirmou que o futuro de Israel não pode depender de um acordo menos valioso que o próprio papel em que foi escrito. Para alguns desses líderes, o seu futuro "está na Judeia e na Samaria e nas decisões corajosas que os nossos líderes devem tomar."
O prefeito da região de Hebron também condenou o acordo, afirmando que a Terra de Israel não pode estar sujeita a negociações: "Apelo ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para que cumpra a sua promessa feita a milhões dos seus votantes de estender a soberania de Israel à Margem Ocidental."
Yossi Dagan, líder destacado no partido Likud do qual Netanyahu faz parte denominou o acordo como "uma punhalada nas costas do movimento dos assentamentos."
Por outro lado, o líder da comunidade em Efrata, Odede Revivi, expressou o seu entendimento sobre o congelamento da anexação como um preço justo a pagar para abrir caminho às relações diplomáticas.
Vários líderes de partidos de direita estão também afirmando que "é tempo de Netanyahu se ir embora"

Já há muito que se sabia destas negociações de bastidores entre Israel e os Emirados. Sabe-se ainda que há outras nações árabes a caminho de realizar estes mesmos acordos, como será o caso de Oman, e do Barhein. Tudo bem. Isso é muito positivo para judeus e árabes. Mas nunca a este preço...
E, como já ontem afirmei, toda esta jogada apressada tem simplesmente a ver com as eleições de Novembro nos EUA, e às crescentes contestações ao governo de Netanyahu.

Shalom, Israel!


2 comentários:

Victor Nunes disse...

vai dar tudo certo

olga disse...

Eu só fico pensando na importância de Israel! Mas, ai daquele que trair a confiança de Deus! Antes agradar a Deus do que os homens! Mas, creio que há coisas que precisam acontecer... Estão acima do nosso entendimento e vontade e, há homens que serão instrumentos para que os planos de Deus se cumpram... Pode ser um Pedro e, pode ser um Judas!
Shalom Israel!
Olga