terça-feira, março 19, 2024

MAIS DE 450 PROFISSIONAIS DE HOLLYWOOD DENUNCIAM O DISCURSO ANTISSEMITA DO "ÓSCAR" JONATHAN GLAZER


Mais de 450 actores, produtores e fotógrafos assinaram uma "Declaração de Profissionais Judeus de Hollywood", castigando o realizador do filme premiado "Zona de Interesse" Jonathan Glazer pelo seu recente discurso proferido aquando da recepção do Óscar, no qual o director do filme sobre o Holocausto afirmou que Israel tinha "sequestrado" o judaísmo através da sua conduta para com os palestinianos. 

"Refutamos que o nosso judaísmo seja sequestrado pelo propósito de estabelecer uma equivalência moral entre um regime nazi que pretendeu exterminar uma raça de pessoas e uma nação israelita que busca impedir o seu próprio extermínio" - afirma a declaração. 

"A utilização de palavras como ocupação para descrever um povo indígena judeu defendendo uma terra natal que data desde há milhares de anos, e que foi reconhecida pelas Nações Unidas como estado, é uma distorção da História. Ela dá crédito à moderna difamação de sangue que alimenta um crescente ódio antissemita pelo mundo fora, nos Estados Unidos e em Hollywood. O actual clima do crescente antissemitismo apenas enfatiza a necessidade de um estado judaico."

Segundo a revista "Variety", os signatários incluem Debra Messing ("Will and Grace"), Brett Gelman ("Sranger Things", "Fleabag"), e Julianna Margulies ("A Boa Esposa").

Sabe-se que Glazer recusou-se a comentar esta carta aberta.

Durante a cerimónia da atribuição dos Óscares na noite de 10 de Março, Glazer afirmou no seu discurso de aceitação do prémio que "o nosso filme mostra onde a desumanização conduz ao seu pior. É moldado pelo nosso passado e pelo presente." 

"Estamos aqui nesta hora como homens que recusam que o seu judaísmo e o Holocausto sejam sequestrados por uma ocupação que tem levado tanta gente inocente ao conflito, sejam as vítimas do 7 de Outubro em Israel ou os ataques contínuos em Gaza" - acrescentou o galardoado judeu sob intensos aplausos.

O discurso de Glazer causou grande furor: "Simplesmente estou em desacordo fundamental com Glazer sobre isto" - afirmou o produtor do "Zona de Interesse" Danny Cohen, ex-executivo da britânica BBC. 

O filme ganhou 2 Óscares de Hollywood e teve como foco aas versões ficcionais do comandante do campo de extermínio de Auschwitz Rudolf Hoss e sua família que viviam as suas vidas normais lado a lado com o campo de extermínio nazi. É um filme que já vimos e recomendamos, ainda que a sua compreensão se resuma aos que percebem o terrível drama que aali se passou e que dizimou 6 milhões de judeus no maior genocídio da História humana.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Todo apoio a Israel