segunda-feira, março 04, 2024

ENCONTRADA NA JUDEIA UMA MOEDA RARA COM A GRAVAÇÃO "ELEAZAR O SACERDOTE"


Foi encontrado mais um "tesouro" no deserto da Judeia: uma moeda rara dos dias da revolta judaica de Bar Kokba, tendo num dos lados a gravação "Eleazar o sacerdote" e no outro "Ano Um da Redenção de Israel." Esta sensacional descoberta ocorreu há 2 semanas numa gruta da reserva natural de Matzok Hahetekim, em pleno deserto da Judéia, no Sul de Isral.


Esta moeda foi achada juntamente com outras 3 da mesma época com o nome "Simão" gravado, e sabe-se que é do ano 132 d.C., durante a revolta judaica contra os romanos liderada por Bar Kokba, uma altura em que os resistentes judeus se refugiavam nas grutas devido ao seu difícil acesso para os invasores romanos.


Este "Eleazar o sacerdote" poderia muito bem ser o rabino Eleazar dos dias de Bar Kokba, pensando-se até que seria um rabino de grande influência naquela revolta judaica. Segundo se sabe, este rabino vivia na cidade de Beitar, que era o centro da revolta judaica, e onde também faleceu. 


A moeda tem também gravada uma tamareira e uvas e foi achada durante escavações decorrentes no deserto e que visam proteger achados que eventualmente se encontrem nas grutas do deserto, evitando que os mesmos venham parar às mãos dos saqueadores. 

Está a decorrer uma campanha para a angariação de jovens voluntários que queiram participar nestas escavações, sabendo-se que a cada passo se fazem descobertas impressionantes e de grande importância histórica e arqueológica, como foi o caso destas moedas agora encontradas numa das grutas. A próxima escavação inicia-se a 11 de Março e terá a duração de 10 dias.  

Shalom, Israel!

Sem comentários: