sexta-feira, dezembro 11, 2009

FELIZ HANUKKAH (FESTIVAL DAS LUZES)!


Começa hoje a celebração do Hanukkah (o Festival das Luzes), terminando no próximo dia 19. Esta é uma festa importante para Israel, com muita luz e muita alegria, e que o próprio Senhor Jesus festejou (como bom Judeu que Ele era...): "E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão" - João 10:22-23.
Eis um pouco da história da origem desta festa de Israel:
Durante o tempo que intermediou o Velho e o Novo Testamento (ano 164 antes de Cristo) havia um conflito em Israel entre o helenismo (práticas da cultura e filosofia gregas) e as práticas Judaicas. Muitos começavam a parecer-se mais gregos do que judeus, trocando os caminhos de Deus pelos estilos de vida do mundo moderno de então. Mas muitos judeus tementes a Deus recusaram essa influência. Uma família chamada de "os Macabeus" liderou o conflito contra o helenismo e os governantes gregos da época. E, milagrosamente, conseguiram vencer os outros, muito mais poderosos do que eles.
A seguir à vitória, eles correram para rededicar o Templo que havia sido conspurcado por porcos que tinham sido sacrificados sobre o altar. Foi com imensa tristeza que encontraram apenas um vaso para o óleo de consagração para o Candelabro (Menorah) do Templo. A história segue que aquele óleo no vaso durou oito dias consecutivos, o tempo suficiente até que mais azeite pudesse ser preparado!
Assim, a Hanukkah é uma celebração de oito dias para comemorar o milagre do azeite. Nestes dias comem-se muitos fritos, como panquecas de batata (latkes) e donuts recheados de caramelo ou geleia (sufganiot). Jogos são realizados e praticados por todos os membros das famílias israelitas, como lembrança do grande milagre que Deus realizou há mais de 2 mil anos atrás.
Quem dera que os israelitas de hoje recordem a fidelidade de Deus na preservação do Seu povo, pois aquilo que Ele fez no passado poderá voltar a fazer desde que o Seu povo se volte para o Senhor de alma e coração.
Celebre você também a Grande Fidelidade do Senhor na sua vida - Salmo 98:1!
Shalom, Israel!

Sem comentários: