terça-feira, janeiro 25, 2011

RESTAURADO TÚNEL EM JERUSALÉM COM 2 MIL ANOS

Ao fim de 7 anos, os arqueólogos conseguiram completar o trabalho de restauração de um velho túnel de drenagem próximo ao Monte do Templo, na Cidade velha de Jerusalém.
A Autoridade para as Antiguidades de Israel informou que o túnel de 600 metros construído durante a época do 2º Templo (época de Jesus) e que era usado para escoar a água das chuvas, não passa por debaixo do Monte nem é adjacente ao mesmo. Parte do túnel está aberto ao público e a sua totalidade estará aberta em breve.
O túnel leva-nos desde o Parque e Centro Arqueológico Davidson, a sul do Monte e termina perto da Cidade de David, localizada do outro lado da rua (perto da Porta do Lixo). A Cidade de David é um bairro judeu no vale de Siloé.
Tanto a Autoridade Palestiniana como o grupo de esquerda "Peace Now" opuseram-se ao restauro, alegando que o trabalho arqueológico viola a lei internacional e que pode ser um subterfúgio para alegadas tentativas de escavar debaixo da mesquita Al Aqsa, no Monte do Templo.
"O problema é que ninguém está seguro de que eles não irão escavar por debaixo da Haram al-Sharif (mesquita), e quando se escava nesse contexto, arriscamo-nos a causar uma explosão" - afirmou Hagit Ofran, representante do movimento esquerdista Peace Now.
O chefe dos clérigos muçulmanos de Jerusalém criticou as Nações Unidas por não impedirem o trabalho de restauração. A associação israelita, contudo, mantém que o trabalho é meramente arqueológico e que "não havia intenções de despoletar tensões inter-religiosas."
A cadeia de TV iraniana PRESS TV (semi-oficial) enfatizou que o túnel "está na proximidade do lugar sagrado da mesquita Al-Aqsa" e que é subsidiado por aquilo a que chamou de "grupo israelita de linha dura".
O túnel é acessível apenas pelo lado do vale de Siloé mas existem planos para abrir a outra entrada próxima ao Centro Davidson.
Como sempre, os árabes e os muçulmanos veem fantasmas em tudo o que Israel faz, esquecendo a destruição em massa que causaram nos alicerces sul do Monte do Templo quando ali construíram uma mesquita subterrânea. Mas aí havia uma explicação lógica: havia que destruir todas as evidências da presença milenar judaica no local...
Shalom, Israel!

Sem comentários: