terça-feira, julho 05, 2011

DESCOBERTA CASA EM HAIFA DO TEMPO DO REINO DE ISRAEL

Arqueólogos da Universidade de Haifa escavaram e trouxeram à luz do dia uma casa de 4 divisões, bem preservada, com cerca de 3.000 anos, portanto do tempo do Reino Bíblico de Israel. O achado foi feito na costa, a sul de Haifa.
Encontraram também os restos de uma cidade persa de há 2.400 anos e de uma cidade bizantina com 1.500 anos. As descobertas na Reserva natural Shikmona envolveram aquilo que os peritos descreveram como "trabalho de detective", uma vez que o local foi escavado há 42 anos mas tem estado desde então soterrado com terra e lixo.

Os arqueólogos da Universidade de Haifa reexaminaram a estrutura e ficaram espantados ao verificarem que ela tinha permanecido bem preservada, sendo já a mais bem preservada "casa de quatro divisões" datada desse período até agora conhecida.
"Tínhamos visto a estrutura em fotos antigas, e lamentávamos que um achado raramente tão bem preservado tivesse desaparecido devido a negigência. Não estávamos tampouco seguros de que a conseguiríamos encontrar de novo. Foi praticamente um milagre termos conseguido encontrá-la e escavá-la e ela estar ainda tão bem preservada" - afirmaram o Dr. Shay Bar e o Dr. Michael Eisenberg do Instituto de Arqueologia Zinman da Universidade de Haifa, que dirigiram a equipa de escavação.
Velhas fotos das escavações realizadas nos anos 70 mostram uma casa datando do 8º - 9º séculos a.C., que é o período do Reino de Israel.
O esquema da estrutura de uma "casa de 4 divisões", o mais comum nas casas daquela época, é caracterizado pela divisão funcional da estrutura em quatro espaços habitacionais: três posicionados verticalmente e o quarto horizontalmente. As outras casas com quatro divisões até agora expostas foram encontradas em más condições.
Os arqueólogos disseram que a descoberta oferece uma rara oportunidade para estudar e tornar-se mais próximo da vida diária nos dias do Reino de Israel. Esperam agora poder incluir a estrutura no parque arqueológico público.
Um outro achado raro adicional exposto durante as escavações pertencendo ao período do Reino de Israel é um selo pessoal mostrando uma inscrição em hebraico ou fenício. Os pesquisadores esperam que decifrar esta inscrição dará a resposta à questão se o aldeamento naquela época era de facto israelita ou fenício.
Shalom, Israel!

Sem comentários: