sexta-feira, julho 22, 2011

VERDADEIRO LOCAL ONDE JESUS FOI BAPTIZADO ABERTO AO PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ



QASR EL YAHUD, O LOCAL DE BAPTISMOS NO RIO JORDÃO, ABRE AO PÚBLICO.
Após profundas alterações nas infraestruturas e obras de melhoramento para acolher os peregrinos, o local de baptismos nas margens do Rio Jordão, conhecido como Qasr el Yahud, encontra-se aberto ao público. Qasr el Yahud é o terceiro local mais importante para os peregrinos cristãos da Terra Santa (a seguir à Igreja do Santo Sepulcro e à Igreja da Natividade).
Considerado no Novo Testamento como o local onde João Baptista baptizou Jesus (Mateus, 3:13-17), é também conhecido como o local onde os filhos de Israel atravessaram o rio Jordão para entrar em Canaã.
Durante séculos, e devido à importância de Qasr el Yahud, a meio caminho entre Jerusalém e Jericó, muitas foram as igrejas aqui construídas.
O Ministério do Turismo de Israel desenvolveu esforços e realizou grandes investimentos na melhoria e renovação do local, a saber: a construção de pontes de madeira no rio para permitir aos peregrinos um acesso fácil e cómodo até às águas baptismais, zonas de oração à sombra, melhorias nas casas de banho e duches, e ainda parqueamento. O local é acessível para cadeiras de rodas.
Qasr el Yahud, gerido pela Autoridade dos Parques Naturais, está aberto ao público todos os dias, das 09:00 às 17:00, excepto às sextas-feiras e vésperas de feriados, em que abre das 09:00 às 15:00 (horário de Inverno) e das 09:00 às 16:00 (horário de Verão). A entrada é gratuita.
Durante anos o local onde se realizam baptismos fica muito mais a Norte, o Yardenit, um pequeno braço do Jordão, tendo ali sido criadas infraestruturas que permitem que milhares de pessoas sejam diariamente baptizadas. 
Este novo local é no entanto muito mais original, em pleno rio Jordão, e certamente próximo ao local onde Jesus foi baptizado. Existem registos arqueológicos no local de construções de igrejas cristãs já da época bizantina.
Esta será obviamente mais uma grande atracção para quem visita a Terra!
Shalom, Israel! 

Sem comentários: