Durante este fim de semana Israel tem sido literalmente inundado com contínuas chuvas torrenciais, tendo até nevado no Norte do país.
Apesar dos inconvenientes que estas chuvadas têm trazido a muita da população, a verdade é que muitos israelitas consideram estas chuvas torrenciais como uma bênção divina sobre a Terra de Israel. Só durante este fim de semana, o Mar da Galiléia (um grande lago-reservatório de água doce) subiu uns preciosos 4 centímetros, ainda que a "Autoridade para as Águas de Israel" informe que as águas do lago estão 4,2 metros abaixo da sua capacidade plena.
A intensa neve que caíu sobre os Montes Hermon, cobriu os montes com um lençol de 60 centímetros. A estância de esqui teve de ser fechada devido ao mau tempo, esperando-se que reabra para breve.
Esta neve que se acumula no Norte é muito apreciada, uma vez que se torna num verdadeiro reservatório de água que, ao derreter-se durante a Primavera, vai deslizando até ao Mar da Galiléia.
Ainda que alguns vejam a chuva como um mero fenómeno meteorológico, sem qualquer significado espiritual, a verdade é que o pedido de chuva faz parte das orações quotidianas feitas pelos judeus. O clima é também visto como uma forma de Deus demonstrar o Seu agrado ou desagrado com as acções do Seu povo.
Este Inverno em Israel tem sido anormalmente bastante frio e estas chuvas torrenciais são consideradas por muitos como uma resposta divina às orações.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário