segunda-feira, janeiro 04, 2016

CHUVA TORRENCIAL ABENÇOA MAR DA GALILÉIA

Durante este fim de semana Israel tem sido literalmente inundado com contínuas chuvas torrenciais, tendo até nevado no Norte do país.
Apesar dos inconvenientes que estas chuvadas têm trazido a muita da população, a verdade é que muitos israelitas consideram estas chuvas torrenciais como uma bênção divina sobre a Terra de Israel. Só durante este fim de semana, o Mar da Galiléia (um grande lago-reservatório de água doce) subiu uns preciosos 4 centímetros, ainda que a "Autoridade para as Águas de Israel" informe que as águas do lago estão 4,2 metros abaixo da sua capacidade plena.
A intensa neve que caíu sobre os Montes Hermon, cobriu os montes com um lençol de 60 centímetros. A estância de esqui teve de ser fechada devido ao mau tempo, esperando-se que reabra para breve.
Esta neve que se acumula no Norte é muito apreciada, uma vez que se torna num verdadeiro reservatório de água que, ao derreter-se durante a Primavera, vai deslizando até ao Mar da Galiléia.
Ainda que alguns vejam a chuva como um mero fenómeno meteorológico, sem qualquer significado espiritual, a verdade é que o pedido de chuva faz parte das orações quotidianas feitas pelos judeus. O clima é também visto como uma forma de Deus demonstrar o Seu agrado ou desagrado com as acções do Seu povo.
Este Inverno em Israel tem sido anormalmente bastante frio e estas chuvas torrenciais são consideradas por muitos como uma resposta divina às orações.

Shalom, Israel!

Sem comentários: