quinta-feira, janeiro 28, 2016

ISRAEL ASSINA IMPORTANTES ACORDOS COM A GRÉCIA E COM CHIPRE

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu reuniu-se durante o dia de hoje com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras e o presidente cipriota Nikos Anastasisades na capital cipriota Nicosia, com o objectivo de abordarem e assinarem importantes acordos trilaterais nas áreas da energia, turismo, pesquisa e tecnologia, ambiente, gestão da água, o combate ao terrorismo e a migração.
Netanyahu informou que os três líderes concordaram em formar um comité tripartido para o estudo da possibilidade da construção de um gasoduto para o transporte de gás natural extraído das águas de Israel e de Chipre para a Europa, através da Grécia.
"A descoberta de importantes reservas de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental pode servir como um catalista para a paz, estabilidade e cooperação na região" - afirma uma declaração conjunta assinada pelos 3 líderes. E o documento continua: "Para tal objectivo, os três países contemplam o sector energético e o gás natural e as energias renováveis em particular como um fundamento sólido de cooperação na bacia do Mediterrâneo Oriental."

O primeiro-ministro israelita disse que o comité iria também abordar a possibilidade de um cabo subterrâneo para ligação dos sistemas eléctricos dos respectivos países. 
Tsipras informou que a Grécia pode actual como ponte para a transferência do gás do Mediterrâneo Oriental para a Europa. 
Os três líderes concordaram também em aumentar a sua cooperação na área da segurança, de forma a combaterem os graves perigos apresentados pelo terrorismo, tanto regional como globalmente.
Foi também abordada a possibilidade de se fomentar o turismo, através da oferta de pacotes conjuntos que incluirão cruzeiros navais, turismo com temática religiosa, médica e outras, informando que os respectivos ministros do Turismo se reunirão para aprofundarem estes planos.
Foi ainda assinado um acordo de cooperação para a gestão dos recursos da água.
Outras áreas de possível cooperação foram ainda abordadas pelos líderes, tais como: agricultura, florestação, combate aos incêndios, protecção ambiental, incluindo a poluição marítima, resposta conjunta a situações de emergência, exercícios conjuntos de salvamento, saúde, gestão de epidemias, projectos científicos conjuntos, desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis, educação, comunicações e acordos trilaterais de roaming, e navegação comercial.
Os três líderes acordaram ainda uma nova reunião durante o segundo semestre deste ano.

Shalom, Israel!

2 comentários:

Wolfgang disse...

Sem mágoas referente a segunda gerra quando a Grécia praticamente aniquilou seus judeus.mas passado e passado e bola pra frente e uma Boa forma de múltipla colaboração.

Wolfgang disse...

Sem mágoas referente a segunda gerra quando a Grécia praticamente aniquilou seus judeus.mas passado e passado e bola pra frente e uma Boa forma de múltipla colaboração.