sexta-feira, dezembro 21, 2018

TECNOLOGIA ISRAELITA "SALVA" CAOS DO AEROPORTO INGLÊS DE GATWICK

DRONE ABATIDO PELO SISTEMA ANTI-DRONE ISRAELITA
Por mais voltas que dessem, as autoridades britânicas não conseguiram abater o drone que desde ontem tem provocado um verdadeiro caos num dos maiores aeroportos do mundo - o londrino Gatwick - com prejuízos materiais e psicológicos incalculáveis, até que...entra em acção o engenho israelita "anti-drone Rafael," capaz de deitar por terra o drone (objecto voador não identificado) que impediu dezenas de milhares de passageiros em Gatwick de realizarem as suas viagens.
Segundo se sabe, os militares britânicos fizeram uso do "anti-drone" Rafael, de fabrico israelita, para ao fim de 36 horas de confusão e prejuízos conseguirem finalmente derrubar o drone causador de todo o problema. 
Os voos comerciais de e para Gatwick já recomeçaram entretanto, estando agora a polícia a tentar investigar a autoria da "proeza" que tanto caos provocou num dos mais movimentados aeroportos do mundo.
No passado mês de Agosto Israel vendeu ao Ministério de Defesa da Grã-Bretanha 6 destes sistemas de defesa anti-drone, num negócio de cerca de 20 milhões de dólares.
Segundo informações da empresa israelita "RADA - Indústrias Electrónicas", que fabrica os radares para os "anti-drone", o sistema consegue identificar drones até uma distância de 3 a 5 quilómetros, fazendo uso de uma tecnologia de detecção de 360 graus.

O "anti-drone" pode então usar os seus sensores electro-ópticos para confundir as frequências de rádio usadas pelo operador do drone para o comandar, tornando-o inoperacional e derrubando-o, numa operação tecnicamente denominada "soft kill" (morte suave.)
O sistema dispõe ainda de um laser que consegue derreter drones, mas essa tecnologia não foi comprada pelos ingleses.
As autoridades aeroportuárias confirmaram cerca de 40 avistamentos de "um pequeno número de drones" quando o aeroporto estava encerrado. Este acontecimento não tem precedentes em qualquer parte do mundo.

Só no dia de ontem cerca de 110.000 passageiros viram os seus voos cancelados ou desviados do aeroporto de Gatwick. O dia 20 de Dezembro costuma ser um dos mais frequentados do ano para viajar. Muitos planos de férias foram cancelados, e os passageiros retidos no aeroporto testemunharam das más condições sofridas no aeroporto - frio, e poucas informações. No total, foram cancelados 657 voos. 

Obrigado, Israel!


3 comentários:

Olga disse...

Nossa! Que grave! Como o homem consegue usar tudo que inventa para o mal!
Felizmente, há os que sabem usar a tecnologia para o bem!
Mas, os governos precisam repensar seus conceitos sobre paz e segurança e, também sobre inimigos e aliados!
Shalom Israel!
Olga

Olga disse...

A pergunta que não quer calar é como um drone ou drones comandados por desconhecidos podem ter paralizados um aeroporto de um dos países mais desenvolvidos do mundo? Algo está errado! E, se isto ocorre com "inimigos de dentro", o que ocorrerá quando aparecer os de fora?
Shalom Israel!
Olga

Jairo Vasconcellos. disse...

Já não é novidade na área tecnológica e militar, a superioridade de Israel nestas e em diversas áreas.

Shalom Israel!!