quarta-feira, junho 19, 2019

ISRAEL VAI TRATAR OS ESGOTOS ORIUNDOS DA FAIXA DE GAZA

Israel vai construir uma conduta entre o Norte da Faixa de Gaza e Sderot, com o objectivo de escoar os esgotos oriundos da Faixa de Gaza e que, não estando a ser tratados, provocam sérios danos ambientais na região israelita do Negueve. 
Esta conduta subterrânea a construir com o custo aproximado de 4 milhões de euros permitirá desviar as águas de esgotos derramadas no Norte da Faixa de Gaza para território israelita, mais especificamente até à planta de tratamento de águas residuais de Sderot.

Devido ao colapso da economia palestiniana, o sistema de tratamento de esgotos de Gaza entrou em colapso, pelo que os residentes têm andado a despejar as águas e o lixo directamente para o território israelita, através do rio Hanoun, junto à travessia da fronteira Erez.
O despejar diário de milhares de metros cúbicos de águas residuais representa um grave problema ambiental para a região, provocando maus cheiros e a contaminação dos solos. Israel não encontrou outra solução para o problema, vendo-se obrigado a desviar estas águas pétridas, com receio de que as mesmas acabassem por atingir a aquífero próximo de onde a companhia das águas de Israel bombeia água para consumo.

Este novo projecto levará à instalação de uma conduta de cerca de 15 quilómetros de comprimento, e o seu custo será retirado dos envios regulares enviados por Israel para a Autoridade Palestiniana.
A conduta subterrânea estender-se-à ao longo da fronteira, por debaixo dos terrenos cultivados pelas comunidades israelitas e por baixo da linha férrea de Sderot, até à planta de tratamento de águas.
Prevê-se que a construção da conduta se inicie dentro dos próximos dias.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Jairo Vasconcellos. disse...


Mais uma vez fazendo o bem a quem deseja o mal, muito
louvável esta postura, fora outros diversos serviços, em diversas áreas prestados
a populações contrárias ao Estado de Israel.

SHALOM ISRAEL!!