quarta-feira, junho 12, 2019

PARA GRANDE FRUSTRAÇÃO DOS PALESTINIANOS, JORDÂNIA, EGIPTO E MARROCOS CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO NA CIMEIRA DO BARHEIN

MANAMA, CAPITAL DO BARHEIN
Já é de há muito sabido que o mundo árabe é o menos interessado em resolver a questão dos palestinianos. Aliás, para além da retórica de conveniência, pouco ou nada se tem adiantado nos países que receberam os "refugiados" palestinianos para resolver a sua causa, tratando de os integrar nos seus respectivos estados. Pelo contrário, tanto o Líbano, como a Jordânia, mantêm essas pessoas em autênticos guetos, sabendo-se que o próprio Líbano se quer ver livre dessa gente...
De nada serviram os protestos por parte dos líderes palestinianos para que a Jordânia, o Egipto e Marrocos não participassem na cimeira económica que os Estados Unidos estão a organizar para o Barhein, e a decorrer entre os próximos dias 25 e 26.
A confirmação por parte do Egipto e da Jordânia - os 2 únicos países vizinhos de Israel que acordaram tratados de paz com o estado judaico - pode dar a entender que Israel poderá acabar por ser também incluído na lista dos participantes desta cimeira que visa apoiar e incentivar financiamentos para a economia palestiniana.
Os palestinianos, tal como é seu costume, rejeitaram participar, alegando que sendo a cimeira organizada pela administração Trump, e estando de relações cortadas com a mesma, não querem ceder à "chantagem" norte-americana. Mesmo sendo os palestinianos os primeiros beneficiários deste evento...
Para o líder palestiniano Mahmoud Abbas, "quem quiser resolver a questão palestiniana tem de começar pelas questões políticas, e então poderemos falar da ilusão de biliões que eles dizem nos irão oferecer..."
Para os norte-americanos, esta cimeira na capital do Barhein, Manama, será o primeiro passo para o há muito anunciado "plano de paz" para o Médio Oriente patrocinado por Donald Trump. O problema é que era suposto que o mesmo fosse revelado ainda durante este mês, mas devido aos conflitos políticos internos em Israel que levaram à convocação de novas eleições para Setembro próximo, há que esperar mais alguns meses para se saber de facto o que consta do referido plano.
Para além destes 3 países. do anfitrião Barhein, e dos EUA, também irão estar presentes os Emirados Árabes Unidos, o Qatar e a Arábia Saudita.

Shalom, Israel!



1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Tudo a correr como o ponteiro dos segundos, num relógio. Esta cimeira pode acrescentar algo incrível para esse "Plano de Paz".
Novas eleições em Israel, desta vez em Setembro. Mês da Festa das Trombetas.
Amigos, estejamos preparados!...