sexta-feira, maio 15, 2020

MONUMENTO "LEÃO DE JUDÁ" ERIGIDO NO CENTRO DE JERUSALÉM COMO SÍMBOLO DA AMIZADE ENTRE JUDEUS E EVANGÉLICOS

No passado dia 5 de Maio foi erigida no coração da capital Jerusalém uma belíssima escultura de bronze denominada "Leão de Judá", em homenagem à amizade entre judeus e cristãos.
Este "Leão de Judá" está no meio do parque Bloomfield, por trás do idílico hotel "King David", a meio caminho entre a cidade velha e a nova. 
Segundo Amos Cohen, o responsável pelas 174 esculturas espalhadas pela Cidade, "Esta é a mais bela de todas as peças de arte que temos na cidade, porque é um leão, o símbolo da cidade de Jerusalém. Para mim, ela significa mais do que qualquer outra peça de arte na cidade...O meu coração está cheio neste momento. Eu amo a comunidade cristã. Ela faz muito pela cidade de Jerusalém e pelo estado de Israel, pelo que o meu coração está convosco em amizade. Obrigado."
Ainda não foi marcada a data para a dedicação formal e bênção desta estátua, mas já se pode prever que serão tirados milhões de fotos desta impressionante imagem por turistas vindos de todo o mundo. Afinal, não só o Leão de Judá é o símbolo de Jerusalém, como também representa o rei David, a nação de Israel e o próprio Messias Yeshua.
E, com as antigas muralhas de Jerusalém como fundo ambiente, nada melhor do que tirar uma selfie ao lado desta escultura que certamente se tornará uma das atracções da Cidade santa.

UM PROJECTO COM 14 ANOS
Desde há 14 anos que um casal de artistas evangélicos norte-americanos, Max Greiner Jr. e sua esposa Sherry sonhavam em oferecer a Israel o melhor da sua arte, como símbolo eterno da amizade e amor entre os cristãos e o povo de Israel.
Segundo o artista, o "Leão de Judá" não é apenas mais uma qualquer estátua de leão, mas uma grande peça de arte em bronze esculpida especialmente para honrar o Deus de Israel. Greiner, que é um cristão evangélico e forte apoiante do estado judaico, afirmou:
"O meu alvo com esta composição realista, contudo estilizada de um leão é comunicar de forma visual a majestade, a dignidade, força e coragem, ao mesmo tempo que expressar shalom. Orei ao Deus de Israel para que Ele me ajudasse a esculpir a face do leão de forma a que transmitisse sabedoria e autoridade, mas também amor e paz. Esculpi o molde em barro segundo o maior leão até agora conhecido. Depois, aumentei o tamanho em 5% para Deus!"

CONTRIBUTO DE MILHARES DE CRISTÃOS E DE JUDEUS
Este projecto é fruto das contribuições financeiras de milhares de cristãos evangélicos e de judeus ao longo de vários anos, e teve a aprovação do presidente da câmara de Jerusalém Moshe Lion.
No dia da colocação da escultura no parque Bloomfield, o rabi ortodoxo Pesach Wolicki, responsável pela instalação da mesma, ele próprio um construtor de pontes de amizade entre judeus e cristãos, afirmou:
"O Leão foi sempre o símbolo da força de Israel e doo Reino de Deus em Jerusalém. Não é por acaso que o brasão da Cidade de Jerusalém é um leão. A majestosa escultura do Leão de Judá pelo eminente artista Max Greiner representa as mais altas aspirações do povo judeu ao ter sido reconstituído na nossa terra após 2 mil anos de exílio - tal como a Bíblia predisse. Israel ergueu-se como um leão. Jerusalém está sendo reconstruída. A face do leão, tal como Max planeou com tão grande arte, projecta poder e força, sem contudo expressar arrogância ou intimidação. Esta é uma parceria de uma assinalável habilidade artística e sensibilidade. A palavra para esta expressão complexa é muito simples: majestade. É isso que a nação de Israel se esforça por ser no mundo. Somos poderosos e fortes, ao mesmo tempo que símbolos de amor e de compaixão para o mundo inteiro."
Para muitos cristãos, este Leão, instalado no período entre a Páscoa e o Pentecostes, é um símbolo das bênçãos de Deus sobre Israel, "casualmente" colocado durante a liderança camarária de um homem chamado Moses Lion (Moisés Leão). 
Para mim, e para muitos leitores da Bíblia, ele representará já um símbolo profético: a presença e o domínio do Leão de Judá sobre a Sua Cidade, a bela Jerusalém, onde Ele deu a Sua vida e para onde em breve Ele irá regressar para estabelecer o Seu Reino Milenar de justiça e paz!

Shalom, Israel!

2 comentários:

Ruben Fontoura disse...

Fico sem palavras. Estou fascinado. Uma obra perfeita e que corresponde literalmente à ideia que o autor quiz expressar. Uma Maravilha feita por um verdadeiro Génio.
Este Leão vai ser o mais fotografado de sempre, pois irá atrair milhares e milhares de pessoas crentes.
Um Hino ao Leão de Judá vivo!
Estou convencido que Deus o preservará para o Milénio.

Victor Nunes disse...

Esse leão é poderoso e seu dono está as portas