terça-feira, agosto 12, 2008

ÊXODO - DA GEORGIA PARA ISRAEL


Centenas de israelitas - alguns novos imigrantes - aterraram em Israel depois de fugirem dos confrontos na Georgia. Entretanto, Israel enviou ajuda médica para esta região rasgada pela guerra.
Após vários dias terríveis de bombardeamentos de hora a hora na Georgia, 210 israelitas e 30 novos imigrantes chegaram esta noite ao aeroporto de Ben Gurion, vindos de Tbilisi, capital da Georgia.
Cerca de 400 israelitas são ainda esperados em Israel ao final desta noite.
Shlomit Dahan, que fazia parte de uma excursão em visita à Georgia quando o conflito rebentou, comentou: "Parece que chegámos a um porto seguro. Passámos por uma experiência difícil. Sinto que nasci de novo. Não consigo explicar aquilo por que passámos. Estávamos num país estrangeiro, numa guerra estrangeira."
Yardena Milo, chegada da Georgia, descreveu a sua experiência desagradável em Tbilisi: "Estávamos no hotel quando o bombardeamento começou. Os refugiados que escaparam de todo o país tentaram arrombar as portas dos nossos quartos.
Ouvimos rumores de que não havia mais contactos com Israel, que ninguém podia vir para nos libertar disto. Todos nos reunimos num quarto e foi horrível!"
O novo embaixador de Israel na Georgia informou que qualquer pessoa que tivesse um passaporte israelita foi embarcada num voo directo para Israel, e o alvo da embaixada era trazer de volta a Israel todos os turistas israelitas em visita à Georgia.
2 aviões da EL AL e um georgiano devem trazer os cerca de 600 turistas e imigrantes para Israel.
Esta saída organizada foi antecedida por conversações entre a Ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. Esteve também envolvido o ministro da Georgia.
"A conversa com Lavrov foi muito boa, muito positiva. Ele expressou a sua admiração pela posição responsável que Israel assume em conflitos destes."
Israel decidiu ajudar também a Georgia com equipamento médico. O Ministro da Saúde anunciou que irá enviar duas toneladas e meia de ajuda médica para a Georgia.
Mais uma vez, Israel dá um exemplo ao mundo. Sem mais delongas nem argumentos, Israel mete mãos à obra e parte no auxílio dos seus cidadãos. Uma vida humana conta muito para Israel.
Shalom, Israel!

Sem comentários: