sábado, agosto 09, 2008

"UM ATAQUE AÉREO NÃO IRÁ PARAR O IRÃO"


Peritos americanos afirmam que um ataque às plantas nucleares do Irão não o impedirão de rapidamente reconstruir a sua capacidade nuclear. Mais ainda: um ataque por parte de Israel iria levantar um grande apoio a favor do Irão, permitindo que este pudesse comprar armas nucleares.
Segundo este estudo conduzido pelo Instituto para a Ciência e Segurança Internacional (Institute for Science and International Security - ISIS), em Washington, as plantas iranianas para o enriquecimento do urânio estão demasiado espalhadas, protegidas e escondidas para poderem ser destruídas num ataque aéreo.
O estudo avisa ainda que o Irão conseguiria rapidamente reparar os estragos que tal ataque infligiria.
"Depois de um ataque, o Irão conseguiria rapidamente reconstruir o seu programa de centrifugadores em pequenos espaços fáceis de esconder e focalizados na produção de armas com urânio para fins nucleares." - afirmou David Albright, presidente do ISIS e antigo inspector de armas das Nações Unidas.
A reportagem lembra ainda que apesar de Israel ter conseguido anular o programa nuclear do Iraque em 1981 quando atacou o reactor de Osirak, conseguir alcançar um sucesso tão grande contra o Irão seria muito mais difícil devido à natureza do programa nuclear iraniano.
Shalom, Israel!

Sem comentários: