sábado, janeiro 17, 2009

CESSAR-FOGO ANUNCIADO POR ISRAEL PARA AS 2 DESTA MANHÃ


Numa decisão tomada esta noite pelo governo - da qual esperamos sinceramente que Israel não se venha a arrepender - Olmert anunciou um cessar fogo unilateral, segundo o plano egípcio de 10 dias de cessar fogo, terminando assim a "Operação Chumbo Pesado" iniciada há 3 semanas atrás.

Esta decisão surpreende e não surpreende. Por um lado, Israel está numa posição de indiscutível vitória sobre o Hamas, mas precisaria de mais algum tempo para terminar o trabalho de exterminar toda a actividade do grupo terrorista, especificamente o disparo de rockets contra o sul de Israel (Vários foram lançados hoje, caindo um deles numa sinagoga na altura vazia, mas deixando várias pessoas em estado de choque).

Mas por outro lado, Israel quer certamente mostrar a um mundo intoxicado pelos media que não está ali para ficar e que não deixará de dar uma oportunidade à paz.

O Hamas por seu lado já vem anunciando que não cessará de atacar Israel enquanto as IDF estiverem em Gaza...

Olmert avisou no entanto o Hamas de que qualquer continuação dos ataques contra Israel terá "a mão de Israel em cima". Aconselhou ainda o Hamas a não tentar de novo...

Várias cartas foram entretanto escritas ao primeiro-ministro israelita por diversos líderes europeus, incluindo Sarkozy (França), Gordon Brown (Inglaterra), Sílvio Berlusconi (Itália), e Angela Merkel (Alemanha), oferecendo ajuda para acabar com o contrabando de armas na Faixa de Gaza.

O líder do Hamas, Khaled Mashaal, rejeita as condições de Israel para um cessar fogo e numa cimeira árabe a decorrer em Doha, no Qatar, apelou a todas as nações árabes a que cortem relações com Israel. Tanto o presidente do Irão como o da Síria deram o seu total apoio, mas curiosamente tanto o Egipto como a Arábia Saudita boicotaram a cimeira. Adivinhe-se porquê...

Israel espera para ver. Já tomou a iniciativa. Veremos no que isto vai dar...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Unknown disse...

"...mas curiosamente tanto o Egipto como a Arábia Saudita boicotaram a cimeira. Adivinhe-se porquê..." ???

Você sabe de alguma coisa e estáfazendo suspense? a conclusão é óbvia e por isso não postou? ou é apenas uma frase reflexiva sem qualquer alegação extra!

Pergunto isso, porque "fiquei a ver navios" nesta ultima colocação do texto