sábado, julho 24, 2010

IURD QUER CONSTRUIR RÉPLICA DO TEMPLO DE SALOMÃO EM SÃO PAULO

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) anunciou que irá construir na zona do Brás, leste da cidade de São Paulo, uma réplica do Templo de Salomão, segundo o padrão e medidas originais.
Com 126 metros de comprimento e 104 de largura, o templo irá ocupar um quarteirão inteiro de 28 mil metros quadrados e promete ser maior que a histórica Catedral da Sé de São Paulo, a maior igreja católica da cidade. Estas medidas superam as de um estádio de futebol convencional. O edifício terá 55 metros de altura, o equivalente a um prédio de 18 andares e terá quase 2 vezes a altura do famoso "Cristo Redentor", no Rio de Janeiro. A obra está orçamentada em 200 milhões de reais (cerca de 90 milhões de euros).
A decisão foi anunciada no blog do próprio líder desta igreja, o bispo Edir Macedo, que informou que o recinto ocupará uma área útil de 70 mil metros quadrados. Segundo a previsão, a obra ficará concluída daqui a 4 anos.
O mega templo poderá acolher até 10 mil fiéis e utilizará o espaço para 36 escolas bíblicas que albergarão cerca de mil crianças, estúdios de rádio e TV, um auditório para 500 pessoas e ainda um estacionamento para mais de 1000 carros.
O templo foi projectado para causar o menor impacto possível ao meio ambiente, indo utilizar materiais reciclados e regionais de alta tecnologia que irão fazer um uso racional da energia, possibilitando a reutilização da água e do calor.
Segundo o arquitecto e autor do projecto, Rogério Silva de Araújo, o empreendimento "é arrojado e emprega tecnologia de ponta", para que quando as pessoas entrarem no local façam uma viagem pelo tempo e se sintam como se estivessem dentro do primeiro Templo de Jerusalém construído pelo grande rei Salomão: "Começando pela fachada, passando pelo átrio e chegando à nave interior, criamos uma visão de maneira a remeter as pessoas ao passado. Para tanto, estamos nos valendo de toda tecnologia de ponta associada ao bom senso na arquitectura, de maneira a não criar este choque de épocas." - informou Araújo.
Dentro do templo, haverá ainda uma réplica da Arca da Aliança colocada sobre o altar com o objectivo de causar um efeito tridimensional e que, quando aberta, poderá ser inteiramente vista no seu interior, reflectindo-se também no baptistério da igreja, criando a sensação durante o baptismo de que a pessoa estará sendo baptizada dentro da Arca. Na parte frontal do altar serão aplicada 12 pedras representando as 12 tribos de Israel, e todo o altar será ladeado por 2 colunas diferenciadas chamadas de Joaquim e Boaz, nomes referenciados na Bíblia.
Nas palavras do próprio bispo Macedo, o local não será de ouro, mas as riquezas dos detalhes empregues em cada parte do templo serão muito parecidas com as do templo original: "Nós encomendamos o mesmo modelo de pedras de Jerusalém que foram usadas por Salomão, pois vamos revestir as paredes do templo com elas. Nós queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também a oportunidade de tocar nessas pedras e fazer orações nelas" - comentou o bispo durante uma reunião realizada em São Paulo. Edir Macedo acredita que as visitas ao templo não se limitarão apenas aos fiéis da IURD, mas que o mesmo se tornará num ponto turístico e cultural que irá atrair pessoas do mundo inteiro.
Comentando no seu blog pessoal acerca deste mega projecto, o bispo Macedo diz o seguinte: "Somente os espirituais têm discernimento para dimensionar a importância desse Templo para a fé cristã. Não se trata de um projecto denominacional, muito menos pessoal. Mas, algo tão glorioso, do ponto de vista espiritual, que transcende a própria razão. Certamente, despertará a fé adormecida dos frios ou mornos e os arremeterá a um avivamento a nível nacional e, em seguida, mundial". - falou o bispo.
Interessante é que no cabeçalho do seu blog o bispo cita o texto de Tiago 5:8 em que "...a vinda do Senhor está próxima". Não parece estar para este mega empresário... Visão comercial e empresarial nunca lhe faltou. O bispo Macedo não se contenta com pouco: agora passou para o clube dos megalómanos...
Se a vinda do Senhor está próxima, como pessoalmente creio, 200 milhões de reais seriam mais bem empregues em esforços evangelísticos para levar vidas preciosas à salvação pela graça do que na compra de pedras vindas de Israel (8 milhões de dólares...) ou na construção de mega estruturas fabricadas por mentes megalómanas que visam a projecção e glória pessoais em detrimento da busca genuína daquilo que realmente agrada a Deus.
Nada temos pessoalmente contra este projecto grandioso, que poderá acarretar milhões à IURD, tanto mais que visa atrair turistas do mundo inteiro. Afinal, como empresário de sucesso, Edir Macedo tem o direito de promover o seu próprio negócio. O que é um contrasenso é utilizar textos e princípios bíblicos ligados à Velha Aliança para defender uma "fé" baseada na Nova Aliança. Isso não! É um abuso e provocação à essência do Evangelho de Cristo. A ordem de Cristo nada tem a ver com a construção de mega estruturas destas, nem a edificação das mesmas promoverá a verdadeira fé bíblica! Tanto quanto leio nas Escrituras Sagradas, a fé que agrada a Deus está assente na simplicidade e realidade de uma vida fundamentada na essência do que é invisível mas real, no que é materialmente inexpressivo mas riquíssimo em espiritualidade e virtuosismo.
Afinal, o mais importante investimento é o eterno, ou seja, na salvação das vidas perdidas, e não naquilo que é efémero, pois que o próprio Templo original de Jerusalém construído pelo rei Salomão ficou reduzido a escombros, com a permissão do Altíssimo, quando Ele viu que a realidade e busca visíveis no Seu povo eram completamente opostas ao Seu plano original de satisfação espiritual por aquilo que Ele é, e não pelo que Ele pode dar ou fazer.
Afinal, nas palavras do primeiro mártir cristão, "O Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens..." (Actos dos Apóstolos 7:48).
Tendo em vista a realidade actual e o ultimato missionário conferido por Cristo à Sua Igreja, lamento que este mega investimento venha acrescentar mais à glória pessoal de Edir Macedo e sua igreja do que ao Altíssimo Deus que deseja ser visto e reconhecido naqueles que O desejam e seguem, encontrando nos seus corações a verdadeira beleza, não nas pedras ou templos que Lhe possam dedicar.
Shalom!


19 comentários:

Andre Chaves disse...

Eu só quero acrescentar à essa brlilhante matéria que desde o início de seu "ministério" Edir Macedo tem sido fonte de inspiração para muitos líderes.
Imaginemos desta vez que tipo de "ousadia ele não irá provocar aos demais?

Anónimo disse...

Eu não sou judeu. Mas os judeus iriam ficar indignados com a construção de um templo tão sagrado e símbolo de uma história nacional judaica em plena cidade só para promover marketing religioso de uma igreja. Fala sério! Isso é um vardadeiro abuso a identidade judaica

Anónimo disse...

vejo da seguinte forma: acho que o bispo Macedo não precisaria de uma obra como essa se promover, pois já é umas das personalidades mais conhecidas no mundo seja mal ou como bom moço, poderia tiras férias e descansar e curtir a sua velhice, mas confesso que essa coragem é pra poucos e estarão mexendo com gente grande, esse homem é diferenciado mesmo

reginacavalcanti disse...

Excelente artigo sim!
Apenas quero fazer uma pergunta:
Para onde os pastores estão levando as ovelhas do Senhor?
Com certeza, a vinda do Senhor está muito próxima.
Misericórdia Senhor!

Anónimo disse...

Com certeza, o que eu puder fazer para ajudar nessa grande construção eu vou fazer !!!!
Estou junto com o Bp. Macedo, pois atraves desse grande Templo muitas pessoas irao se entregar para Jesus, tenho certeza disso.
O Rei Davi, em sua época ofereceu tudo que possuia para a construção do Templo, muitos se levantaram contra e criticaram, porem era a vontade de Deus, muitos irão criticar agora, mas o nome do Senhor Jesus vai ser glorificado com certeza !!!!!

É isso ai Bp. Macedo. Vai Arrebentar !!!!!!

Josemar silva disse...

O cristo redentor e a basilica de aparecida, dois monstros da idolatria romana, ferem muito espiritualmente esta nação, por isso temos que ter um lugar que supere em gloria santidade e beleza a essas aberrações,pois o NOSSO DEUS E MAIOR E SOBERANO E TEM DE SER HONRADO COM O MELHOR.

Carlos Portella disse...

A matéria é muito boa, mas concordo com alguns colegas que bom ou mau, o Macedo estará dando uma sacudida na fé, o que precisa se feito no mundo de hoje. Inclusive percebo que ele não está sendo egoísta e trazendo a glória da construção para sí, mas em vários momentos tem citado que a comunidade judaica, irá se alegrar com esta obra. Ele é um tanto quanto ecumênico. Não vejo como ele poderia mais se autopromover, pois já possui uma posição bastante sólida, sendo mocinho ou bandido, não importa.
Ele também diz que Deus não habita em Templos, mas que eles server para a reunião dos que crêem.

Anónimo disse...

Deus e muito maravilhoso;Ele usou o bispo marcedo para que ele venha ter uma sabedoria de construir o templo de Salomão para que as pessoas venha se converte e servir a um Deus vivo e maravilhoso.parabens bispo que deus te abençoe mais e mais. e o diabo, ele estar muito furioso com essa realização do templo de Salomão. amem

Anónimo disse...

Deixo a passagem da mulher junto ao poço...
Os verdadeiros adoradores, adorarão a Deus em espírito e em verdade...
não em templo de pedra e sim
nos templos de carne(corações)..

Anónimo disse...

vejo que temos coisas mais importantes para gastar todo esse dinheiro por ex: quantas pessoas dentro da propria igreja nao tiveram pao sobre a messa a biblia diz que deus nao abita em templo feito pelas maos de homens é um exagero .

kalebe disse...

Em Colossenses 2:20,21,22e23 está escrito: "Se,pois estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo,por que vos carregam ainda de ordenanças como se vivesseis no mundo, tais como: Não toques,não proves,não manusieis? As quais coisas perecem pelo uso,segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade,alguma aparência de sabedoria,em devoção voluntária, humildade,e em disciplina do corpo,MAS NÃO SÃO DE VALOR ALGUM SENÃO PARA A SATISFAÇÃO DA CARNE."
Acredito que esta obra nos dias de hoje, nada mais é do que uma materialização de uma "doutrina humana" com aparencia se santidade, devoção voluntária ,sabedoria, mas que na verdade não tem valor algum senão para satisfação da carne.

Marco da Costa disse...

Shalom a todos!

Observando os comentários a esta notícia que figuram em diversas salas de bate-papo é visível a falta de conhecimento bíblico básico à maioria dos comentaristas, não só neste blog como em todos os demais. Quando falo sobre conhecimento básico me refiro àquele adquirido em leitura diária e escola dominical.
Pois em época não tão distante muitos irmãos minimamente instruídos nas Escrituras conseguiriam facilmente entender a importância desse imenso (“inspirado”[?]) projeto no contexto bíblico atual.
A motivação real que leva a consecução desse projeto pode ser humana a primeira vista, porém a real motivação talvez fuja ao conhecimento e aos interesses pessoais de quem o executa.
Acaso não haveria ocorrido a qualquer pessoa que tal empreendimento está causando uma grande comoção nos círculos ortodoxos judaicos? E que tal comoção levará as lideranças desses círculos a pressionar o governo israelense — o qual é apoiado por essa categoria —, a tomar iniciativas para a construção de seu tão esperado templo?
Se, como disse acima, o nível de conhecimento bíblico fosse um pouco mais elevado (não relegado à práticas tais como: campanhas de prosperidade, reunião para empresários, clube do amor, ou algo parecido, campanhas de sal, azeite, rosa e outras coisas mais ungidas) seria possível a uma grande parcela dos que crêem em Jesus como o Messias, que a construção do verdadeiro Templo no monte Moriá é de suma importância para que a história siga seu curso com o Arrebatamento da Igreja, governo do anti-cristo, grande tribulação e demais coisas prevista no texto sagrado.
Portanto, ao invés de nos incomodarmos acerca das intenções ocultas no coração do bispo Edir Macedo, devemos estar atentos a repercussão em Israel e as conseqüências das suas atitudes em meio às nações.
Perto está o Senhor!

Anónimo disse...

Gente, pra que criticar o homem se ele está investindo em algo feito para Deus?
É melhor ele gastar esses 200 milhões para uma coisa como essa, do que desviar esse dinheiro.
TUDO QUE AS PESSOAS FAZEM, SEMPRE VAI TER UM PRA CRITICAR. Por que não faz melhor então?
O Edir está a fazer algo que ninguém no mundo foi capaz de fazer, isso será uma referência mundial, virão pessoas do mundo todo ver a "quase réplica" do templo de Salomão no século 21!
Que maravilha será poder reviver esse templo, eu quero pessoalmente conhecê-lo e me sentir como perto da Terra Santa, do glorioso Templo do passado!

Edson Moraes disse...

Amados irmãos em CRISTO, já algum tempo tenho me preocupado com atitudes de alguns lideres cristãos; se olharmos a "LUZ DA PALAVRA" muitas ações destes líderes estão completamente fora do foco principal que é o evangelho de JESUS CRISTO, "que é ganhar almas para o REINO DE DEUS", se olharmos para a pessoa de JESUS CRISTO que por amor MINISTROU vidas a cerca do REINO DE DEUS, com uma simplicidade peculiar conseguiu que muitos (até os nossos dias, e olha que já se passaram 1977 anos, pois ele foi crucificado com 33 anos) cressem que ele foi enviado na terra para através da sua morte e ressurreição fossemos perdoados por nossos pecados e resgatados para uma nova aliança com o criador, eu não encontro na Bíblia Sagrada nenhuma mensagem que ele Ministrou: Dupla honra; Prosperidade; Benção do Senhor para os Dizimistas e Ofertantes ou algo do tipo: Faça um voto (com FÉ, ofertando R$1000,00) ao SENHOR e ganhe sua casa; Igreja estou vendo uma chave de ouro descendo dos CÉUS...e tantas outras que nós estamos cansados de ver nos dias de hoje.

O Apóstolo Pedro ao falar do evangelho, de uma só vez convenceu do pecado quase 3.000 almas, veja o versículo abaixo:
[…] De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, […] Atos 2:41

E novamente o Apóstolo Pedro, agora juntamente com o Apóstolo João, levaram mais 5.000 homens a se convencer que era preciso se arrepender dos pecados e crer em JESUS CRISTO, que morreu na cruz do calvário, mas para a GLÓRIA de DEUS PAI e do FILHO, já havia ressuscitado (mesmo eles já presos por ordem dos sacerdotes, capitão do templo e dos saduceus). Então vemos no versículo que a semente (PALAVRA) que foi semeada pelos Apóstolos, mas foi o Espírito Santo do Senhor quem fez germinar.

[…] Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. […] Atos 4:4

E tudo isso aconteceu porque através da vida dos Apóstolos, o SENHOR JESUS CRISTO operou um milagre na vida de um coxo (paralítico) que confirmamos no seguinte versículo:

[…] E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. […] Atos 3:6

Para concluir; Estão vendendo bençãos do nosso SENHOR JESUS CRISTO, os propósitos de DEUS para a humanidade estão sendo distorcidos por aqueles que deveriam ser os primeiros a viver um Evangelho genuíno, na essência da PALAVRA de DEUS, hoje não vemos ministração da redenção do nosso SENHOR e o porque que ele deu a vida por nós, que é preciso nosso arrependimento dos pecados para viver uma vida como SERVO do SENHOR, o que sempre foi pecado na LUZ das ESCRITURAS SAGRADAS, hoje já não o é mais, porque precisa-se arrecadar muito mais dinheiro para suprir as necessidades (não da Igreja) e sim daqueles que estão “conduzindo” o povo, e ao ministrar sobre o evangelho genuíno e simples como é, mas que requer de nós, santidade e intimidade com nosso SENHOR, não terá seguidores (membros) para contribuir generosamente com a “obra do senhor”! Francamente, estamos vivendo os princípios das dores...

[…] Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Marcos 13:8

[…] Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos; Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons; Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,[...] 2 Timóteo 3:2-4

“ORA VEM SENHOR JESUS”

roberto cordeiro disse...

Como tem ignorantes espírituais, não conhecem mesmo a Palavra de Deus. Só pessoas assim podem ver virtudes e "verdade" em tal homem.
Gente a Bíblia diz que o tal que tentar restaurar, edificar o templo de Salamão, não é outro se não o anti-cristo o falso profeta. Se eu, também fosse ignorante, um incauto desse cidadão obreiro de satanás talvés caíria no seu engodo.
Gente vamos ler a Palavra de Deus para deixar de ser enganado por homens como esses, infelizmente não é só ele não tem vários "bispos,apóstolos, missionários" se dizendo que são arautos do Senhor; mas infelizmente pelas suas pregações de heresias são obreiros de satanás fraudulentos, servos de mamon(dinheiro vil metal) 2ªCor.11:13.
Veja o que diz a Palavra de Deus com relação a edificação do templo de Salomão: "O qual se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Deus ou objeto de adoração, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentanto-se, dizendo que é Deus.
Não vos lembreis de que eu vos dizia essas coisas quando ainda estava convosco?" 2ªTess.2:4-5
Graças a Deus que esse bicho macedo não é judeu e nem o anti-cristo e nem tão pouco a sua presunção não é edificar isso em Jerusálem. Esse bicho macedo só tem a síndrome de Lúcifer(adoração
orgulho e chamar atenção para si mesmo)e isso demostra como ele e seus siguidores não conhecem Cristo e nem a Sua Palavra que é Espírito.
Com relação ao texto citado acima em 2ªTess.2:4-5 Isso cumpre a profecia acerca do anticristo em Daniel 11:36-37 e isso ocorrerá na segunda metade da última semana, como é profetizado em Daniel 9:27.
E isso O Senhor Jesus profetizou em Mat.24:15 Sobre a profecia de Daniel 9:27 O Senhor disse que isso se dará ou começará quando a imagem (o idolo)do anticristo,for eregida no templo(Mat.24:15, e termina com a vinda pública de Cristo (Mat.24:30).
Mat.24:15 O termo abominação denota um ídolo(Dt.29:17). Aqui refere-se á imagem do anticristo, que será eregida como ìdolo no templo de DeusConf.(Apc13:14-15; 2ªTes.2:4)isso será no ínicio da grande tribulação(Mat.24:21).Portando ese ídoloserá outro sinal da consumação de desta era.
Mat.24:15.. "Que causa desolação", desolador. A abonminação, a imagem do Aticristo,causará desolação. O Anticristo é chamado de "o destruídor"(Apoliom Ap.9:11),e causaria muita destruição(Dn.8:13, 23,9:27).
Mat.24:15 "..lugar santo..." aqui se refere aos santuários no templo de Deus(Sl.68:35;Ez.7:24;21:2).
Portanto esse homem bicho macedo não é nenhum "ungido" ou está fazendo algo p/ Deus. Apenas ele é um grande aproveitador fraudulento mercadejador da palavra com síndrome de lucifer e que está levando infelizmente muitos incautos p/ serem ignorante a perdição. Ò povo volte-se p/ O Senhor Jesus O Espírito que dá vida e para a Sua santa palavra, parem de seguir eses homens bestas feras, que estão se banqueteando se logrupetando-se com os vossos suores de vossos rostos.
Assino o que escrevo: Meu nome é Roberto Cordeiro Rj. Email. Rcordeiroamil@hotmail.com

Anónimo disse...

É bom lembrarmos de alguns aspectos da Bíblia Sagrada acerca da Construção do Templo :

Primeiro, o Templo é algo restrito ao Judaísmo, não se aplica ao Cristianismo

Segundo, no sermão do principio das dores, Jesus Cristo, ele próprio profetizou a “Destruição do Segundo Templo e a Veneração do Templo” [ Matheus 24.1-2 ] – Data de Cumprimento : 29 de Agosto de 0070 através do Imperador Tito Flavio Sabino

Terceiro, muito importante e sério, imaginem se Deus permitisse nos dias de hoje a construção deste templo em Jerusalém, todos os judeus do mundo inteiro, que esperam este “milagre” desde a Criação do Estado Judaico em 14 de Maio de 1948 [ da destruição do segundo templo até a criação do estado, são 1876 anos e 250 dias de espera ], entenderiam que Jesus Cristo era de fato um Falso Messias, ou seja, a Construção do Templo sedimenta a idéia dos judeus no mundo inteiro de que o verdadeiro Messias ainda não veio, ou seja, a crença que os judeus [ antepassados e contemporâneo ] tem acerca de Jesus Cristo, como um falso messias, um falso Salvador do Mundo, isso é muito sério,

Quarto, as Escrituras Sagradas atesta algo claramente acerca da Reconstrução do Templo em Jerusalém, alias o próprio Edir Macedo, acredita que o Anticristo, o Grande Líder Mundial, estará por detrás deste projeto arquitetônico, pois um dos objetivos dele, é fazer com que o povo judeu acredite que ele é o Messias de Deus, desqualificando e desacreditando toda a obra de Jesus Cristo, junto a comunidade judaica mundial [ II Tessalonicenses 2.3 e 4 / Daniel 9. 26 e 27 ], em suma, o Deus da Bíblia não tem interesse que o Terceiro Templo, em Jerusalém, o original, seja reconstruído [ o Anticristo é que tem o interesse ], quanto mais a replica – na verdade, tudo isso não passa de uma obsessão Edir Macedo

Marcos Camargo, SP

Anónimo disse...

Velha Aliança para defender uma "fé" baseada na Nova Aliança.

Nada a ver ,,bom o povo imbecil que dá dinheiro para esta IURD depois passa fome em casa.

O que tem a ver o Templo de Salomão com Jesus Cristo que teôricamente e o Profeta da Iurd ? cada mistura heim ..eita povo burro sem cultura.

Anónimo disse...

A indignação de muitas pessoas por causa dessa obra é o fato de o dinheiro não estar saindo de cofres públicos, mas sim dos fiéis da igreja. Também como será para glória do bispo e usurpação de algo do povo de Israel e a obra está a quilometros da terra santa e somente uma réplica.
Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, mas também o foi no templo de Salomão quando Deus prometeu ali ficar se o seu povo se humilhar e o buscar e seguir seus mandamentos ali ficaria perpetuamente. Os judeus pela profecia não terão um templo novo até a segunda vinda do Senhor Jesus que diga de passagem eles não o reconhece como o Messias.
Sim, os que se indignam pelas ofertas para o templo deveriam buscar essas pessoas e veem o que o próprio Deus estão fazendo em suas vidas pelo simples fato de ofertarem a essa obra. Um dia em critiquei muito essa obra e hoje graças a Jesus faço parte dela.

Anónimo disse...

O SENHOR JESUS VEIO E REVOLUCIONOU O MUNDO COM A SUA FÉ INABALAVÉL,A MESMA COISA É O BISPO,NÃO TOU DIZENDO Q ELE É JESUS,MAS ELE TEM O MESMO ESPIRITO Q HABITA NO SENHOR JESUS,POR TER ESSA FÉ E CORAGEM Q CONSTRUIR ALGO TÃO GRANDIOSO!
CONCERTEZA VAI ARREBENTAR !
PQ A OBRA DE DEUS NÃO PÁRA E QUANTO MAIS BATEM NELA MAIS ELA CRESCE !