quinta-feira, março 17, 2011

COMEMORA-SE HOJE O "DIA DE ESTER"

Os judeus pelo mundo fora estão observando hoje o "Jejum de Ester" (Ta'anit Esther).
Este "Jejum de Ester" comemora os 3 dias de jejum seguidos pelo povo judeu a pedido da raínha Ester à medida que se desenrolava o milagre do Purim. A história da salvação milagrosa do povo judeu que vivia na Pérsia nos dias da raínha pode ser lida no livro da Bíblia que carrega o seu próprio nome. Ainda que o Livro de Ester não faça parte do canon judaico por não incluir o nome de "Deus", a Bíblia cristã inclui-o, uma vez que é uma história verdadeira e que revela a bondade e misericórdia de Deus para com o Seu povo.
Este jejum é normalmente seguido no décimo terceiro dia do mês judaico de Adar, que é o dia anterior ao Purim. Quando no entanto o 13º dia calha num Sábado, como acontece este ano, o jejum é antecipado para a Quinta-Feira precedente. O Purim será celebrado no Domingo.
A história da raínha Ester deve ser lembrada nos dias de hoje, quando o mundo inteiro se volta contra Israel, havendo milhões de muçulmanos que apelam à pura e simples aniquilação do povo judeu. E não só muçulmanos: vejam-se alguns dos comentários postados em alguns jornais portugueses e não só, por indivíduos, que escondendo-se atrás do anonimato apelam à morte de todos os judeus. Também nós aqui neste blog temos recebido mensagens e ameaças desse calibre...
Mas o mesmo Deus que levantou a raínha Ester no tempo e condições certas é poderoso para preservar o Seu povo de todas as ameaças e ataques, venham eles de onde vierem!
Shalom, Israel!

Sem comentários: