sábado, outubro 11, 2014

A SUPREMACIA DE JERUSALÉM

Quando pensamos na habitação de Deus, pensamos obviamente no Seu Trono, nos altíssimos Céus. É lá que Ele habita.
Não esqueçamos porém que Deus também já fez morada aqui na terra e escolheu uma única Cidade para habitar, a Cidade a que Ele chama "santa" (significando: separada para Ele) e à qual deu o Seu próprio Nome. JERUSALÉM.

Daí não só a importância, mas a supremacia de Jerusalém. É por isso que é a cidade mais disputada, mais mítica, mais querida do mundo inteiro!
Não é por acaso que a Bíblia menciona Jerusalém 811 vezes, sempre ligando esta Cidade ao povo judeu e aos desígnios de Deus em relação ao Seu povo eleito e à humanidade inteira. E o nome dela é tão precioso para Deus, que ao projectar uma nova Cidade onde habitarão os justos por toda a eternidade, Ele mesmo decidiu chamar-lhe de "Nova Jerusalém."


"A vista de Jerusalém é a história do mundo; é mais do que isso; é a história do céu e da terra" - Benjamin Disraeli, em Tancred.


Mas o que torna esta Cidade tão importante?

1 - JERUSALÉM FOI FUNDADA E ESCOLHIDA POR DEUS
"Desde o dia em que Eu tirei o Meu povo da terra do Egipto, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar uma casa a fim de ali estabelecer o Meu nome...mas escolhi Jerusalém para que ali seja estabelecido o Meu nome..." - 2 Crónicas 6:5-6.
"...em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o Meu Nome para sempre" - 2 Crónicas 33:7.
"Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na Cidade do nosso Deus..a Cidade do Grande Rei...Deus a estabeleceu para sempre" - Salmo 48.
"Fundada por Ele sobre os montes santos, o Senhor ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!" - Salmo 87.
"O Senhor escolheu a Sião (Jerusalém), preferiu-a por Sua morada" - Salmo 132.13
"O Senhor que escolheu Jerusalém..." - Zacarias 3:2.
"...Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o Meu Nome" - 1 Reis 11.36.


2 - JERUSALÉM SEMPRE SERÁ O FOCO DA ATENÇÃO DE DEUS

A Cidade santa faz parte indispensável e crucial do relacionamento de Deus com os homens. Segundo o Talmude, foi a partir de lá que Deus criou o mundo. 
"A Terra de Israel é o centro do mundo; Jerusalém é o centro desta terra; o Templo Sagrado é o centro de Jerusalém; o Santo dos Santos é o centro do Templo Sagrado; a Sagrada Arca é o centro do Santo dos Santos e a Pedra Angular da qual o mundo foi criado existia antes da Sagrada Arca" - Idrash Tanhuma, Kedoshin 10.

Jerusalém foi o lugar escolhido por Deus para simultaneamente consumar a maior tragédia e a maior vitória da História! 
Foi exactamente ali que Deus manifestou e provou de forma prática e visível o quanto Ele amou a humanidade: ali mesmo o Messias Jesus passou a última semana, ali fez uma Nova Aliança com o Seu povo, ali entregou a Sua vida como redenção pelos pecados de toda a humanidade, ali ressuscitou em vitória, dali subiu aos céus e é para lá que retornará em breve. E a história não termina por aqui. É em Jerusalém que o Messias reinará sobre toda a terra!

Apesar de todas as ameaças e tentativas dos inimigos de Sião para boicotar e destruir os planos de Deus para com Jerusalém, é Ele mesmo Quem zela e vela pela Sua Cidade: "É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel" (Salmo 121).
Mesmo no meio da "solução final" que os exércitos inimigos tentarão desfechar sobre Jerusalém, a Bíblia garante que o Senhor mesmo virá em socorro dos Seus eleitos: "Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles nesse dia será como David, e a casa de David será como Deus, como o Senhor diante deles. Naquele dia procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém...Sairá o Senhor e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém...o Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia Um só será o Senhor, e um só será o Seu Nome...habitarão nela (Jerusalém), e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura" (Zacarias 12 - 14).
"Esta Jerusalém jamais será desarraigada ou destruída" - Jeremias 31:40.

3 - JERUSALÉM É O EPICENTRO DO CUMPRIMENTO DOS PROPÓSITOS DE DEUS PARA COM A HUMANIDADE
Esta Cidade tem o Nome do próprio Deus, e é com ela que Ele culminará a Sua intervenção com os homens. A promessa é que a "posteridade de David" reinará para sempre em Jerusalém (Salmo 89), pois o próprio Deus "de novo escolherá a Jerusalém" (Zacarias 2:12). É por isso que é a Jerusalém que "os povos do mundo inteiro afluirão", uma vez que, estando ali erigida a Casa do Senhor, é de lá que "sairá a lei, a Palavra e o juízo do Senhor...para sempre" (Zacarias 2 e 9).

Sem dúvida que Jerusalém ficou "deserta" durante bastantes anos, mas nunca esquecida de Deus, pois o tempo da sua "visitação" está próximo quando, debaixo de terrível ameaça de aniquilação, os sobreviventes voltarão os seus olhos para os céus e clamarão pela vinda do Messias: "Bendito o que vem em Nome do Senhor!" (Mateus 23:39). E Ele virá! "Esse Jesus que dentre vós (em Jerusalém) foi elevado aos céus, assim virá do mesmo modo como O vistes subir" (Actos 1:11). 

Se Deus tanto ama e preserva esta Cidade, não deverá ser ela também o foco da nossa paixão e intercessão?
Há uma responsabilidade dada por Deus a cada judeu e a cada cristão de amar e abençoar Jerusalém: "Consolai, consolai o Meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor por todos os seus pecados...Tu que anuncias boas novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e diz às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus" - Isaías 40. 
"Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei; até que saia a sua justiça como um resplendor, a sua salvação como uma tocha acesa...Serás (Jerusalém) uma coroa de glória na mãos do Senhor, um diadema real na mão do teu Deus...o Senhor Se delicia em ti...de ti se alegrará o teu Deus" - Isaías 62.
"Vós os que fareis lembrado o Senhor não descanseis, nem deis a Ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objecto de louvor na terra" - Isaías 62

E, melhor ainda: Deus promete recompensar todos aqueles que oram especificamente por Jerusalém: "Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam" - Salmo 122.

Seja também um amante de Sião, um amigo de Jerusalém, a Cidade de Deus!

Shalom, Jerusalém!

1 comentário:

Olga disse...

Eu amo Isaias 40. Estes dias estava lendo os versículos que diz: Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? Isaías 40:17-18
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. Isaías 40:22-23
Os que temem a Deus sabem disso... Se as nações e seus governantes soubessem e temessem também orariam pela paz de Jerusalém!
Shalom, Israel!
Shalom, Jerusalém!
Olga