Neste tempo conturbado que se vive em Israel, há uma coisa que ainda consegue unir a vasta opinião pública dos judeus ali residentes: a questão de Jerusalém, a capital una, indivisível e eterna de Israel.
E, não obstante a oposição norte-americana às novas construções na capital israelita, uma pesquisa revelada ontem em Israel comprova que mais de três quartos da população judaica opõe-se à formação de um estado palestiniano que tenha Jerusalém como sua capital.
Esta sondagem foi promovida pelo "Centro de Jerusalém para os Assuntos Públicos" e veio revelar que 76% da população judaica opõe-se a um estado palestiniano que inclua a divisão da Cidade de Jerusalém. Essa posição maioritária fornece ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu "munições" para confrontar a arrogância de Obama, cuja administração tenta a todo o custo impedir a construção de novas construções em Jerusalém e a ocupação de algumas residência por judeus no bairro de Siloé, de maioria árabe.
Apesar das duras críticas dos norte-americanos, Netanyahu bateu-lhes o pé e clarificou que Jerusalém não é um "colonato", e que Israel iria não só continuar a construir na Cidade, mas que os judeus poderiam comprar propriedades em qualquer parte da Cidade, tal como os árabes podem também fazer.
Neste inquérito popular, respondendo à questão se apoiariam o estabelecimento de um estado palestiniano com fronteiras iguais às anteriores a 1967, 74% dos inquiridos opuseram-se a esta medida, 18% apoiaram-na e 8% alegaram não saber ou não querer responder.
Esta sondagem confirma o quanto os judeus israelitas apoiam Netanyahu quando ele afirma que o país tem de manter uma presença de segurança no vale do Jordão, ao mesmo tempo que 75% dos inquiridos responderam que se oporiam ao estabelecimento de um estado palestiniano se tal envolvesse a retirada do vale do Jordão. Apenas 11,5% apoiariam tal retirada. Os mesmos 75% declararam opor-se à substituição das tropas das Forças de Defesa de Israel por outras internacionais.
Shalom, Israel!
2 comentários:
Amo este povo. Conte sempre com os leais do Absoluto Iehouah Elohim,
querido Grande Israel.
Amo este povo. Conte sempre com os leais do Absoluto יהוה Iehouah Yehowah Elohim,
querido Grande Israel.
Enviar um comentário