quinta-feira, outubro 09, 2014

ISRAEL CELEBRA A FESTA DOS TABERNÁCULOS

O povo judeu celebra a partir de ontem à noite (início do dia judaico) a sua última Festa bíblica do ano civil: a Festa Sucote, ou a Festa dos Tabernáculos.
Esta Festa é a última de um período de 3 eventos importantes: o Ano Novo Judaico (Rosh Hashanah), a Festa do Perdão, ou Expiação (Yom Kippur), e esta última, a Festa das Cabanas (Sucote).

Este ano a Festa iniciou-se com uma raríssima visão da "lua vermelha" que, ainda que não sendo visível em Israel, é vista por muitos como um sinal profético, tanto mais que se insere no quadro das tetrads - luas vermelhas - que coincidem exactamente com importantes festas bíblicas judaicas em 2014 e 2015.
O dia de ontem foi de intensa chuva, tempestade e trovoadas em Israel, algo de inédito também em Israel...

FESTA DAS COLHEITAS
Esta festa tem a duração de uma semana e celebra a colheita e a lembrança das bênçãos da provisão de Deus ao povo de Israel durante a travessia do deserto. Deus instruiu o Seu povo para erigir cabanas ou tendas (estruturas temporárias com 3 lados) e viver dentro delas durante a semana da colheita.
Deus queria que dessa forma o Seu povo lembrasse os 40 anos de peregrinação dos seus ancestrais e como Ele providenciou às suas necessidades. Nenhum trabalho poderia ser realizado no primeiro e no oitavo dia da festa. Deus instruiu o Seu povo para se alegrar durante todo o período desta festa.
Nos dias de hoje as cabanas (sucotes) são montadas nos quintais ou nas varandas e terraços e os judeus realizam ali os seus jantares, relaxam, recebem os seus convidados, e até dormem dentro das mesmas.
Várias cerimónias e orações especiais são realizadas, ramos são apanhados e movidos em celebração festiva, fazem-se bouquets compostos de um fruto chamado "etrog" (uma espécie de limão), de lulav (ramos de palmeira), aravot (salgueiros), e mirtos (ramos de árvores grossas), seguindo as instruções dadas pelo Senhor em Levítico 23:40.
As instruções dadas pelo Eterno sobre a celebração desta Festa encontram-se registadas em Levítico 23:33-44 e Deuteronómio 16:14.

CHAG SUKKOT SAMEACH!

Alegre-se na bondade e na provisão de Deus e descanse na alegria da Sua presença!

"Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das Tuas maravilhas da antiguidade" - Salmo 77:11
"E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades" 
- Filipenses 4.19
"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos!" 
- Filipenses 4:4
"Na Tua presença há plenitude de alegria" - Salmo 16:11

Shalom, Israel!

Sem comentários: