terça-feira, outubro 07, 2014

COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE LIGARÁ JERUSALÉM A TEL AVIV EM 28 MINUTOS!

Decorreu na manhã de ontem a cerimónia de inauguração da construção de um imenso túnel ferroviário que fará parte do mega projecto de construção da linha férrea entre Tel Aviv e Jerusalém, que ligará as duas maiores cidades de Israel nuns escassos 28 minutos em comboios de velocidade rápida (trem bala).
Tanto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu como o ministro dos Transportes Yisrael Katz participaram nesta reunião.
Este túnel cuja obra agora se inicia será o maior de todo este projecto e o último a ser construído, e terá um comprimento total de cerca de 15 quilómetros.
O objectivo final deste projecto é de ter um comboio de alta velocidade "desde Kiryat Shmona no Norte, a Eilat, no Sul do país" ligando o país inteiro" - afirmou Netanyahu na cerimónia, acrescentando que "talvez um dia estas linhas férreas possam ligar à Jordânia, a leste, mas esse é ainda um sonho distante."
O ministro dos Transportes de Israel vincou no seu discurso que o plano final é levar o comboio de alta velocidade, através de túneis, "até ao Muro e ao Monte do Templo."
Esta nova linha férrea de alta velocidade entre Tel Aviv e Jerusalém custará cerca de 1,9 biliões de dólares e levará os passageiros entre uma cidade e outra em apenas 28 minutos. Calcula-se que o projecto ficará pronto já no final de 2017.
Um novo terminal subterrâneo com vários andares está sendo construído à entrada de Jerusalém com o objectivo de acomodar os comboios. A nova estação terá 80 metros de profundidade e irá também servir como abrigo anti-nuclear para cerca de 2.000 pessoas em situações de emergência.
Esta nova estação ferroviária terá plataformas com cerca de 300 metros que os utentes podem acessar através de escadas rolantes e elevadores com capacidade para 35 pessoas cada.
A estação fará parte da maior central de transportes em Israel, desde o Centro Internacional de Convenções até à estação rodoviária central. O terminal incluirá paragens para autocarros (ônibus), a estação ferroviária, duas paragens do metro de superfície de Jerusalém, paragens para táxis, e mais de 1000 lugares de estacionamento para carros. As ruas em todas as imediações passarão a ser subterrâneas. 
O comboio de alta velocidade passará por Modiin, Latrun, e pelo aeroporto Ben Gurion, e circularão 4 composições por hora nos períodos mais congestionados do dia. 
As composições eléctricas circularão a uma velocidade de 160 kms por hora. Segundo o Ministério dos Transportes, o projecto inclui várias obras arquitectónicas impressionantes. Os 680 engenheiros que trabalham neste projecto estão a construir os túneis mais longos e mais altos de todo o Israel, bem como um túnel duplo com mais de 11 kms de comprimento.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é. Esse povo está sempre construindo e produzindo enquanto outros destroem ou tentam destruir o que eles constroem.

D'us abençoe Israel

Fabiana