quinta-feira, março 05, 2015

"COMO PODEREI VER O MAL QUE SOBREVIRÁ AO MEU POVO?"

A história da raínha Ester é uma lição de vida que não só revela a importância de fazermos aquilo que é certo na hora certa, mas também a intervenção do Eterno Deus na História através de pessoas incomodadas com as ameaças à sobrevivência do Seu povo e que arriscam as suas vidas para corajosamente assumirem o papel de intercessores e intervenientes na mudança e preservação da humanidade.
Dando ouvidos aos apelos do seu tio Mordecai, a raínha Ester, ainda que não se apercebendo, estava ouvindo o próprio Deus a convidá-la a participar numa mudança radical da História, transformando o mal em bem, a ameaça da extinção colectiva de um povo na miraculosa preservação e vitória do mesmo sobre todos os planos do mal. 
"...Quem sabe se para um conjuntura como esta é que foste elevada a raínha?" - questionou Mordecai, sabendo de antemão que aquela era a mulher que Deus havia separado e escolhido para mudar o rumo dos acontecimentos. 
A resposta da judia oculta promovida por Deus a raínha é verdadeiramente reveladora do carácter nobre, elevado e raro de alguém que se preocupa mais com a salvação dos outros do que com o seu bem estar e até com a sua própria existência: "...Irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci."

UMA MULHER DIFERENTE
Ester não era uma mulher qualquer. Ela percebeu que a sua promoção a raínha tinha tido um propósito: a salvação do seu próprio povo. E diante da autoridade suprema do todo-poderoso rei Assuero, diante da possibilidade de perder a sua própria vida, esta grande mulher assume o papel do verdadeiro intercessor, daquele que provoca mudanças nos reinos espirituais e que se repercutem nos reinos materiais: "...Como poderei eu ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da minha parentela?"

O resto da história é bem conhecido. Convido o/a leitor/a a dedicar algum tempo do dia de hoje a ler esta extraordinária intervenção de Deus na vida do Seu povo através de uma só mulher. Leia o Livro de Ester, e apaixone-se, inspire-se e deixe-se desafiar. Quem sabe se Você também é um/a escolhido/a de Deus para mudar a história do seu povo, da sua família, da sua nação? 
Ouça a voz de Deus e não fique parado. Ore, interceda, intervenha. A sua vida não será mais a mesma. E a vitória virá, dada por Deus e em resposta à disponibilidade de cada um de nós para ocupar o lugar único que nos está destinado na História.
E, quando dirigidos por Deus, veremos os inimigos derrotados e os propósitos divinos vitoriosos nas vidas daqueles que Ele deseja salvar: "...No dia em que os inimigos dos judeus contavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, pois os judeus é que se assenhorearam dos que os odiavam."

Seja uma Ester do século 21!

Shalom!

Sem comentários: