quinta-feira, maio 28, 2015

FRANÇA AVANÇA PARA O PROCESSO DE PAZ

Laurent Fabius A diplomacia francesa está a fomentar uma nova ronda de conversações entre israelitas e árabes, uma medida que coloca a Europa novamente no epicentro do puzzle do Médio Oriente.
O chefe da diplomacia francesa Laurent Fabius anunciou hoje publicamente que planeia regressar à região até ao final de Junho, para visitar Israel, o Egipto e a região controlada pela Autoridade Palestiniana, de forma a incentivar as propostas francesas para o relançamento das negociações de paz.
Segundo Fabius, a retoma das negociações entre as duas partes será definida através de um enquadramento internacional.
Paris está assim a empurrar um processo de paz proposto pela ONU, segundo o qual haverá um prazo de 18 meses até ao acordo final entre israelitas e palestinianos, ameaçando ao mesmo tempo vir a reconhecer um estado palestiniano no caso de as conversações falharem.
De acordo com um documento lavrado por Fabius, a soberania de uma Palestina desmilitarizada dever ser garantida, com uma progressiva retirada israelita do "território palestiniano." O documento cita também a preocupação com a segurança de Israel e a prevenção de qualquer armazenamento de armas por parte dos palestinianos ou de qualquer actividade terrorista.
Desde 2012 que o chefe da diplomacia francesa já visitou Israel 3 vezes, incluindo duas durante a recente guerra do Verão passado entre o Hamas e Israel.

Shalom, Israel!

Sem comentários: