segunda-feira, fevereiro 01, 2010

OS ISRAELITAS NÃO ACREDITAM MAIS QUE OS PALESTINIANOS QUEIRAM A PAZ

A "onda de paz" que varreu Israel há mais de uma década e que converteu muitos à idéia da "terra pela paz" está completamente ultrapassada - segundo uma sondagem publicada em Israel na semana passada.
Conduzida pela TV oficial do parlamento israelita - o Knesset - a sondagem revelou que cerca de 79% dos israelitas não acreditam mais que seja possível conseguir uma paz verdadeira com os seus "parceiros" da Autoridade Palestiniana.
Cerca de 76% dos que responderam indicaram inclusivamente que não acreditam que os líderes "moderados" Mahmoud Abbas e Salam Fayyad queiram até "fazer" a paz com Israel.
Em resposta às sondagens e à clara revelação de que os israelitas não acreditam mais nas intenções da Autoridade Palestiniana, muitos começam a questionar por que é que o governo de Israel, democraticamente eleito, está a perder tanto tempo e energia a tentar convencer a Autoridade Palestiniana a voltar à mesa das negociações. Claro que os israelitas sabem bem que por trás disso está a pressão diplomática internacional dos EUA, Europa, etc.
Há então uma falência do "processo de paz", deixando agora um perigoso vazio que ninguém arrisca dizer como irá ser preenchido...
Shalom, Israel!

Sem comentários: