quinta-feira, fevereiro 11, 2010

PAT BOONE COMOVE ISRAEL

O famoso e lendário cantor Pat Boone, já com 75 anos, esteve recentemente em Israel com um grupo de 170 membros de igrejas evangélicas norte-americanas, emocionando todos com a interpretação da canção "This Land is mine, God gave this Land to me" (Esta Terra é minha, Deus deu-me esta Terra) e que levou o periódico "Jerusalem Post" a comentar:
"Não são só os judeus, mas também os cristãos que apoiam Israel que se sentem cativados pelo "segundo hino nacional judaico" - tal como Boone carinhosamente descreve esta canção".
Boone confessou que foi muito importante para ele cantar esta música em Jerusalém:
"Desde criança que eu lia as histórias da Bíblia e me apaixonava por Israel. Essas histórias eram reais para mim. Cresci sabendo que tudo aquilo em que acreditávamos vinha directamente do judaísmo. E tal como diz o Novo Testamento, nós fomos adoptados e recebidos na família do povo eleito de Deus".
Esta canção foi extraída da trilha sonora do clássico filme "Exodus" - "Theme to Exodus" - realizado em 1960 e baseado na obra clássica de Leon Uris com o mesmo nome.
Boone introduziu as palavras na música instrumental, mas teve alguma dificuldade em escrever as palavras, até que, conforme ele mesmo confessa: "Brotou dos meus lábios a expressão: Esta Terra é minha".
E Boone continuou: "Estava a ler sobre Ari Ben-Canaan no livro Exodus, e pensava em Moisés e Josué, compreendendo então que a letra tinha de ser pessoal... Quando estas quatro palavras saíram dos meus lábios, disse: é isto mesmo, esta é a história. Peguei num papel para escrever a letra, e saiu logo esta expressão: "Deus deu-me esta Terra". Bastaram 20 a 25 minutos para escrever a letra toda... acabei por escrever aquilo que viria a ser o segundo hino nacional judaico...Isso foi muito relevante para mim, pois era uma fusão de tudo aquilo em que eu tinha crido. Esta Terra é a aliança de Deus com o Seu povo, e isso nunca irá mudar".
Logo após a Guerra do Yom Kippur, Boone visitou Israel e esteve com as tropas israelitas nos montes Golan. Os soldados pediram para ele fazer um concerto improvisado debaixo dum abrigo militar. Depois de interpretar um dos seus êxitos, Boone soltou: "Deixem-me agora cantar esta outra". E cantou então "Exodus - esta Terra é minha".
E Boone relembra a história: "Passados vários anos encontrei-me com Yitzhak Rabin no seu gabinete e falei-lhe sobre aquela minha visita ao abrigo militar. Ele pegou num mapa e apontou-me o local: "Você cantou uma profecia!" - disse Rabin. - "O local onde você cantou "Deus deu-me esta Terra" é agora parte do mapa de Israel".
Pat Boone é uma figura lendária da música pop, tendo durante a sua carreira vendido mais de 40 milhões de discos, partilhou paradas de sucesso mais de 40 vezes, foi estrela em mais de 12 filmes de Hollywood e para os evangélicos relembra a figura de David Wilkerson, do filme "A Cruz e o Punhal", que ele tão bem personalizou no filme.
Shalom, Israel!








Sem comentários: