quarta-feira, fevereiro 03, 2010

ROMA APROXIMA-SE DE JERUSALEM...

No final da sua visita oficial de 3 dias a Israel, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, visitou esta manhã o parlamento israelita para uma reunião plenária especial, tendo falado em italiano aos parlamentares israelitas: "Fomos contra o relatório Goldstone, que tentou incriminar Israel pelo seu legítimo direito a defender-se dos rockets do Hamas" - afirmou perante uma chuva de aplausos.
E Berlusconi prosseguiu: "Combatemos e continuaremos a combater juntamente convosco todas as formas de anti-semitismo na Europa e no mundo fora" - enfatizou - "Estaremos também convosco na procura de paz e segurança e trabalharemos para estabelecer a democracia em nações pelo mundo fora, defendendo a liberdade como requisito ilinialável para cada ser humano".
Realçando a realidade de a Itália ser um dos melhores amigos de Israel na Europa, o primeiro ministro israelita lembrou o passado comum e a influência de Roma e Jerusalém sobre o mundo: "Deve ser dito que nem sempre a paz existiu entre nós. Dois conflitos entre Roma e Jerusalém, a revolta que deu origem à destruição do Segundo Templo, e a revolução de Bar Kochva foram traumas na história das nossas duas nações. Mas o que aconteceu antes e depois foi um histórico encontro cultural entre Roma e a Judéia, que foi deveras influente na cultura ocidental e nas tradições judaico-cristãs que formam os fundamentos do Ocidente. As nossas duas nações deixaram uma marca significativa na História e a sua influência ainda hoje é sentida".
Perto do final do seu discurso, Netanyahu falou acerca de uma mulher italiana que salvou vidas de Judeus durante o Holocausto: "No comboio a caminho do seu trabalho, ela viu um polícia nazi a prender uma moça judia. Esta mulher italiana, grávida de 8 meses, colocou-se destemidamente entre o guarda nazi e a menina judia, dizendo ao polícia alemão: 'Você pode matar-me, mas olhe para os rostos dos passageiros. Eles não vão deixá-lo sair daqui vivo". Desta forma corajosa ela salvou a vida da menina judia e inflamou uma luz de humanidade nesse período escuro que tinha caído sobre a Europa. Esta mulher chamava-se Rosa e um dos seus filhos chama-se Silvio Berlusconi".
Berlusconi partilhou na recepção oficial que um dos seus grandes sonhos é "trazer Israel para a União Européia"...
Após esta reunião, Berlusconi será esta tarde recebido pelo presidente Shimon Peres, visitando ainda Belém antes do seu regresso a Roma.
Shalom, Israel!

Sem comentários: