quinta-feira, setembro 29, 2011

PALESTINIANOS JÁ CONTAM COM 8 VOTOS

O ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestiniana, Riad al-Malki, anunciou hoje que o seu governo já conseguiu obter o apoio de 8 países para a votação a ter lugar nas Nações Unidas relacionada com o pedido de adesão dos palestinianos para serem reconhecidos como estado de pleno direito.
"Estamos a trabalhar para conseguir o nono voto" - acrescentou o ministro, mencionando que o foco principal da atenção deles será agora voltado para a Colombia e a Bosnia Herzegovina.
Segundo o palestiniano, para além da Rússia, China, Índia, África do Sul, Brasil e Líbano, que já declararam o seu apoio aos palestinianos, a Nigéria e o Gabão deverão também votar a favor da proposta.
Contudo, e mesmo que os palestinianos obtenham o apoio mínimo de 9 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, a proposta de adesão não deve passar, uma vez que os Estados Unidos já informaram da sua decisão de vetarem a mesma.
Ontem mesmo, coincidindo com o Novo Ano Judaico (mau agoiro?) a proposta foi apreciada pelo Conselho de Segurança, tendo o actual presidente do conselho (um libanês...por ironia a chefiar o Conselho de Segurança...só mesmo na ONU...!) anunciado que irá agora remeter o pedido para a comissão das novas admissões, que inclui todos os 15 membros do conselho.

A comissão irá amanhã, sexta-feira, reunir-se para considerar a proposta de adesão.
O processo poderá levar semanas antes que se chegue à votação final no CS da ONU.

Entretanto, o presidente dos palestinianos, Mahmoud Abbas, reuniu-se ontem com membros do comité central (entenda-se: quadrilha) do seu movimento Fatah, afim de abordarem a proposta do "quarteto para a paz" e as acções na ONU.
E Abbas terá hoje mesmo reunido com o comité executivo da OLP.
Eles não param...! 
Shalom, Israel!



1 comentário:

Rafael disse...

Brincadeira o Brasil ir a favor, a Dilma devia antes consultar a maioria . eu como brasileiro e seguidor de Cristo tenho certeza que a maioria aqui no brasil vota Não ao estado Palestino.