quarta-feira, setembro 28, 2011

SHANA TOVA! FELIZ ANO NOVO 5772!



Inicia-se amanhã (começando já hoje ao pôr do sol), 29 de Setembro, o NOVO ANO JUDAICO, o 1º dia do mês de Tishrei, do ano 5772.
No seu discurso de saudação ao país, o primeiro-ministro israelita felicitou todos os cidadãos e lembrou-lhes que Israel tem de ser forte, porque "só se negoceia com alguém que é forte". Ao mesmo tempo lembrou o quanto o quadro do Médio Oriente se alterou durante este último ano judaico, especialmente no que concerne à "primavera árabe".

O ROSH HASHANA, o Novo Ano Judaico, é celebrado no primeiro e segundo dia do mês hebraico de Tishrei, normalmente a meio de Setembro ou início de Outubro. O calendário judaico é regulado pela lua, portanto um ano tem 360 dias, daí a discrepância entre datas.
No judaísmo, o Rosh Hashana é considerado o dia em que Deus foi entronizado sobre a terra e sobre os homens, o dia em que a humanidade se apresenta a julgamento diante de Deus, e o primeiro dia dos Dias Santos - que são os 10 dias de arrependimento que conduzem ao Yom Kippur.
Segundo a tradição, o mês de Tishrei assinala o início do ano agrícola, quando todas as colheitas chegam ao fim e um novo ciclo de sementeira se inicia.
A Torah (a Lei) ordena que os judeus soprem o shofar (corno de carneiro) no Rosh Hashana, uma prática que a tradição revela que era utilizada para assinalar um novo rei ascendendo ao seu trono.
Uma outra interpolação dos costumes diz que se deve recordar o povo judeu da ocasião em que Isaac foi amarrado para o sacrifício (Génesis 22) e da entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai (Êxodo 19).
Uma das tradições religiosas principais habituais no Rosh Hashana é a prática do Tashlich, ou "lançar fora". Realizado no primeiro dia da festa, a prática apela a que cada pessoa vá junto de uma corrente natural de água (pode ser um rio, um lago ou o mar), fique junto às suas margens, e simbolicamente lance fora os pecados do ano transacto - normalmente atirando pedaços de pão para a água.
Dentre os costumes destas festas, vários pratos gastronómicos carregam um significado especial, tais como uma maçã com mel - para simbolizar a esperança de um bom e "doce" novo ano, uma romã - para simbolizar a esperança de "tantos privilégios quanto as suas sementes", e peixe - em especial cabeças de peixe - simbolizando o desejo de ser "cabeça em vez de cauda", significando liderar em vez de ficar para trás.
Assim seja!
Desejo um bom Shana Tova para todos!
Shalom, Israel!



6 comentários:

Anónimo disse...

www.itunes.com/app/thebookofproverbs

The Book of Proverbs for iPhone and iPad !

Licinio Lopes de Resende disse...

QUERO PARABENIZAR TODAS AS COLONIAS JUDAICAS POR ESTA VOSSA COMEMORAÇÃO.EMBORA NÃO PROFESSE NENHUMA RELIGIÃO NA ATUALIDADE, MAS CONHEÇO ALGO DE VOSSA HISTÓRIA E COMO SOU DE ORIGEM DA PENINSULA HIBÉRICA, SEI DA HIST´RIA E POR MIM JÁ COMENTADA DE MARQUÊS DE POMBAL, QUE VOS APOIOU A VOSSA PRESENÇA EM PORTUGAL . PARABENS

Licinio Lopes de Resende disse...

MAIS UMA VEZ, QUERO PARABENIZAR A COLONIA JUDAICA,PELA VOSSA PÁSCOA.APRECIO MUTO A VOSSA DETERMINAÇÃO E RESPEITO PELO QUE SEMPRE CONSERVAM EM VOSSAS DIRETRIZES RELIGIOSAS.


Licinio Resende disse...

AO POVO JUDAICO, QUE SEMPRE ACHEI NOTAVEL, PELO VOSSO CAMINHO AO LONGO DOS TEMPOS,A VOSSA LONGA HISTORIA.A FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL, O QUANTO LUTAIS PELO VOSSO LUGAR, PELAS INTEMPERIES QUE A TODO O INSTANTE VOS SURGE. JAMAIS PERDEREIS A VOSSA LUTA, GRANDE POVO - MEUS PARABENS - PELO QUE TANTO VOS ADMIRO.

Emigrante no Brasil disse...

POVO E COMUNIDADE JUDAICA, ESTOU LENDO UMA OBRA DO AUTOR -"JUDAISMO", EM QUE RELATA A VOSSA HISTORIA DO EXILIO ANCESTRAL ATÉ A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL E A INTRODUÇÃO ÀS CRENÇAS E PRÁTICAS JUDAICAS, ANALISANDO TAMBEM A FORMA COMO O JUDAISMO SE ADAPTOU A SEU DESAFIO AOS TEMPOS MODERNOS.
NESTE DIA 04/11/2014
LICINIO L. RESENDE

Anónimo disse...

caros adeptos da comunidade judaica, sempre tive apreciação pos vós. Acuso que estou atualmente estudando vossa religião, vosso passado ao longo dos seculos e vos admiro. Atualmente não tenho religião,contudo preservo meu caracter,mas sem optar por religião que evidentemente é um complemento até necessário na vida,estarei inclinado à vossa. Gostaria que me podesswem dar explicação como não sou descendente de v/ religião,qual o meio de poder ingressar? - Aguardo v/ parecer, que de alguma forma possa me ajudar. Foco-vos agradecido! LicinioL. Resende Em 24/12/2104
meu E-mail de comunicaçãoé