quinta-feira, junho 11, 2015

IGREJA BIZANTINA DESCOBERTA PERTO DE JERUSALÉM

The excavation of a Byzantine era compound in Beit Shemesh. (Photo: Assaf Peretz/ Israel Antiquities Authority)

As ruínas de uma antiga igreja bizantina com 1.500 anos foram descobertas durante escavações arqueológicas que se têm realizado antecedendo as obras para o alargamento da auto-estrada AE1 que liga a capital Jerusalém a Tel Aviv.
O anúncio desta descoberta foi feito esta manhã pela "Autoridade para as Antiguidades de Israel."
Segundo os arqueólogos, esta igreja fazia parte de um grande complexo que servia de entreposto para os transeuntes.
Em Israel - um país riquíssimo em achados arqueológicos - qualquer obra pública que requeira escavações tem de ser precedida pela intervenção dos arqueólogos, para o caso de serem encontradas ruínas que interessem a Israel e à cultura em geral.
As ruínas foram encontradas à entrada de Abu Gosh, próximo de Jerusalém e da comunidade messiânica Yad Hashmona, tendo sido descoberto um enorme entreposto, do qual a igreja fazia parte.
A igreja tem um comprimento de cerca de 16 metros e é ladeada por uma capela com 6,5 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. O chão é em mosaico branco. 
Uma fonte baptismal - "baptistério" - com a forma de um trevo de 4 folhas, simbolizando a cruz, foi identificada no canto superior direito da capela. Fragmentos de gesso pintado de vermelho foram encontrados um pouco por toda a capela, indicando que a igreja teria sido decorada com pinturas.
Algumas salas descobertas à esquerda da igreja eram provavelmente usadas para alojamento e armazenamento. Uma das salas continha ainda uma grande quantidade de telhas de barro.
Segundo os arqueólogos, esta não é a única igreja do género descoberta recentemente, havendo já outras sido encontradas em Abu Gosh, Qiriat Jearim e Emaús. Sabe-se que esta estrada que levava a Jerusalém era muito frequentada na antiguidade, tendo em conta o achado no local de lamparinas, moedas, vasos especiais de vidro, fragmentos de mármore e outros utensílios.


Shalom, Israel!

Sem comentários: