domingo, outubro 18, 2020

ISRAEL E BAREIN FORMALIZAM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

 

Foi hoje formalizado oficialmente o "acordo de Abraão" com o Barein. Uma delegação israelita e norte-americana deslocou-se hoje num voo directo para o Barein, onde, na capital Manama, responsáveis de Israel e do Barein assinaram oito acordos bilaterais, incluindo um "Comunicado conjunto para o estabelecimento de relações diplomáticas, pacíficas e amistosas."

Nos documentos assinados ambos os países prometeram não desenvolver acções hostis mútua, bem como agirem contra acções perpetradas por terceiros. Não existe ao que parece qualquer referência ao conflito israelo-palestiniano. Vários acordos foram assinados relacionados com a aviação comercial, comunicações, agricultura e tecnologia. Da parte dos norte-americanos esteve presente o secretário do tesouro, Stevem Mnuchin.

O conselheiro nacional de segurança do governo de Benjamin Netanyahu, Meir Ben-Shabbat, louvou o acordo como o primeiro passo para a paz entre Israel e o Barein. Ele agradeceu ainda aos anfitriões pela calorosa recepção e prometeu que qualquer delegação oficial do Barein terá o mesmo tratamento em Israel.

"Iniciámos o dia como amigos, e estamos finalizando como membros da família - membros da família de Abraão" - afirmou, recordando os acordos assinados no mês passado em Washington.

Shalom, Israel!

1 comentário: