sábado, outubro 31, 2020

REPÚBLICA DOMINICANA CONSIDERA MUDAR A SUA EMBAIXADA PARA JERUSALÉM

 

Mais uma nação latina anuncia a possibilidade de deslocar a sua embaixada em Israel para a capital Jerusalém. Até agora apenas os Estados Unidos e a Guatemala mudaram efectivamente as suas representações diplomáticas para a capital judaica. Há outros países que já anunciaram essa possibilidade, mas por enquanto apenas aqueles 2 países o fizeram na actualidade. Entre os países que mostraram esse desejo ainda não concretizado estão as Honduras, o Brasil, a Sérvia, a República Checa, e o Kosovo.

Numa conversa telefónica ontem efectuada entre o ministro dominicano para as Relações Exteriores Roberto Alvarez e o seu par israelita Gabi Ashkenazi, este último agradeceu ao ministro da República Dominicana: "Congratulo o ministro da RE da República Dominicana pela decisão do governo dominicano de considerar deslocar a sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém."

A República Dominicana tinha inicialmente instalado a sua embaixada em Jerusalém, mas deslocou-a para Tel Aviv após a decisão israelita de anexar a parte oriental de Jerusalém como sua capital, em 1980.

Esta decisão segue-se à decisão dos EUA em não fazer distinções territoriais relacionadas com os territórios antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Para além disso, na passada Quinta-Feira os EUA tomaram mais uma importante decisão, que foi reconhecer que todos os seus cidadãos nascidos em Jerusalém passem a incluir Israel como país de nascença. 

Para a República Dominicana, a decisão terá a ver com o facto de já terem tido a sua embaixada em Jerusalém e também porque é naquela cidade capital que se encontra o governo de Israel. 

Shalom, Israel!