segunda-feira, outubro 26, 2020

MUSEU DA TORRE DE DAVID RENOVADO E AMPLIADO COM OBRAS DE 40 MILHÕES DE DÓLARES

 

A belíssima Torre de David - um dos pontos mais idílicos da Cidade de Jerusalém - que muito de nós aprendemos a amar - vai passar por extensas obras de ampliação e conservação das salas de exposição, outros equipamentos e com um novo acesso directo subterrâneo a partir do exterior das muralhas de Jerusalém.

Este novo projecto de renovação e conservação do museu da Torre de David visa preservar e conservar a cidadela histórica e o parque arqueológico, ao mesmo tempo que duplicará a área total do museu para 20.000 metros quadrados, incluindo uma nova cafetaria subterrânea à entrada do parque, novas casas de banho, sete novas galerias de exposição, novos espaços para exibições e dois elevadores que permitirão a acessibilidade do museu a todas as pessoas.

Um passeio alinhado com os achados descobertos neste sítio arqueológico conduzirá os visitantes da nova entrada do museu ao novo complexo educacional, ligando até aos parques de estacionamento por debaixo do shopping Mamilla, do outro lado da rua. 

Um dos achados mais impressionantes foram as fundações do palácio do rei Herodes, 10 metros abaixo do solo actual, revelando 2 mil anos de História através de uma experiência multi-sensorial que levará os espectadores a "viajarem" pelo palácio do famoso rei contemporâneo de Jesus.

Ao entrarem pela galeria pelo elevador, os visitantes serão levados até à entrada das escavações, e descerão até às profundidades da terra, camada por camada, até ao início da História da Cidade. 

Têm sido recentemente descobertas escavações romanas e bizantinas por debaixo da praça adjacente ao Portão de Jaffa, que era a antiga entrada para a Cidade Santa, e que foram abandonadas por mais de uma década. Toda essa área foi agora anexada ao museu.

Segundo o presidente do município de Jerusalém, Moshe Lion, a Torre de David é um dos patrimónios históricos e arqueológicos mais importantes do mundo: "A Torre de David, localizada no Portão de Jaffa, providencia uma ligação entre a antiga Cidade de Jerusalém e a parte nova da mesma; e a sua renovação beneficiará toda a paisagem urbana para todos os amantes de Jerusalém e para os visitantes que vêm conhecer a cidade oriundos de todas as partes do mundo."

Mais de 500 mil pessoas visitaram o museu em 2019, gerando 80% dos recursos para os gastos decorrentes do museu.

Shalom, Israel!


Sem comentários: