sábado, outubro 24, 2020

SUDÃO NORMALIZA RELAÇÕES COM ISRAEL. OUTROS PAÍSES ÁRABES SE SEGUIRÃO, INCLUINDO A ARÁBIA SAUDITA

 


Hoje foi mais um dia de euforia na sala oval, em Washington: o presidente norte-americano conseguiu mais um trunfo, desta vez o estabelecimento ou a normalização das relações diplomáticas entre o Sudão e Israel. Netanyahu saudou este novo acordo com as palavras: "É um novo mundo!"

Segundo Trump, o Sudão demonstrou um compromisso em combater o terrorismo. "Este é um dos grandes dias na História do Sudão" - afirmou Trump, acrescentando que o Sudão e Israel têm mantido um estado de guerra durante décadas.

"É um novo mundo!" - afirmou Netanyahu ao telefone com o presidente Trump. E acrescentou: "Estamos a cooperar com todos. Construindo um melhor futuro para todos nós."

"Estamos expandindo o círculo da paz tão rapidamente com a sua liderança" - ouviu-se Netanyahu dizer ao presidente Trump, que, por sua vez respondeu: "Há muitos, muitos mais a vir."

O comunicado foi também feito através da TV estatal sudanesa: "O Sudão e Israel concordaram em normalizar as suas relações, terminar o estado de agressão entre eles."

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ...

Foi exactamente em Cartum, a capital sudanesa que em 1967 o mundo árabe declarou que não haveria nenhum reconhecimento, nenhuma negociação, e nenhuma paz com Israel. Hoje, o Sudão junta-se aos Emirados Árabes Unidos e ao Barein como o terceiro país árabe a fazer a paz com Israel em 2020.

MAIS A CAMINHO...

Segundo Trump, há pelo menos outros 5 países que querem normalizar as relações com Israel, entre os quais a própria Arábia Saudita. E acrescentou que muitos mais se seguiriam.

Questionado sobre a reacção a este novo acordo, Netanyahu expressou-se: "Ultrapassa a nossa imaginação!" E acrescentou: "Isto muda a vida das pessoas. Não nos envolveremos no derramamento de sangue; não nos envolveremos em antagonismos. Iremos comprometer-nos com a cooperação para o presente e para o futuro...Estamos mesmo agora vendo os frutos da paz...dias depois de assinarmos os acordos." E, entusiasmado, acrescentou: "Nunca vimos algo assim."

Segundo Trump, será realizada em Washington uma nova cerimónia para a assinatura de acordos de paz entre Israel e o Sudão e "mais alguns outros estados árabes."

"Todos virão juntos. Iremos ver uma grande e maravilhosa festa no final."

Assim seja. Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

o tempo do fim pelo jeito chegou mesmo Ora vem Senhor Jesus