quinta-feira, abril 08, 2010

ESPERADAS MILHARES DE PESSOAS ESTA NOITE NO TÚMULO DE JOSUÉ FILHO DE NUN

Esperam-se milhares de pessoas pela meia-noite para prestarem uma homenagem junto ao túmulo de Josué, filho de Nun, o herói do Velho Testamento que conduziu o povo de Israel para a terra de Canaã e que morreu há 3.254 anos.
Esta visita em massa terá lugar esta noite, tal como acontece em escala muito mais reduzida 3 ou 4 vezes por ano, sob a protecção das Forças de Defesa de Israel (IDF), visto o túmulo estar situado numa aldeia árabe na chamada Área B, sob controle administrativo da Autoridade Palestiniana. A aldeia chama-se Timnat (Kifl) Hares - Josué 2:9 - e está pouco a norte de Ariel.
O evento é organizado pelo Conselho Regional de Shomron, a organização Shechem Echad, e do Conselho Religioso de Shomron.
Os crentes e demais visitantes terão também a possibilidade de visitar o túmulo do pai de Josué e ainda o de Calebe, outro grande herói bíblico, companheiro de Josué. Josué, Calebe e outros dez espias foram enviados por Moisés para espiarem a Terra Prometida, mas só Josué e Calebe é que se mantiveram fiéis à promessa divina de que Israel herdaria a Terra.
O sítio abriu hoje às 10H30 e estará aberto até às 04H00 de amanhã, sexta-feira. De hora em hora será recitada em voz alta a famosa oração composta por Josué - a Aleinu.
A seguir à entrega do local onde estão os túmulos à Autoridade Palestiniana, os mesmos foram várias vezes vandalizados e profanados por árabes. Contudo, depois que o exército avisou que não tolelaria mais situações dessas, a situação melhorou.
Shalom, Israel!

Sem comentários: