quinta-feira, abril 01, 2010

DEZENAS DE MILHARES VÊM AO MURO DAS LAMENTAÇÕES RECEBER A BÊNÇÃO SACERDOTAL


Esta manhã a esplanada junto ao Muro Ocidental (conhecido como Muro das Lamentações) encheu-se com dezenas de milhares de judeus que vieram para receber a tradicional bênção sacerdotal da Páscoa dada por centenas de Levitas. Entre os participantes estavam os rabis Shlomo Amar e Yona Metzger, os principais de Israel.
Esta bênção é uma parte regular das orações matinais em todo o Israel, ao contrário do que acontece na Diáspora, em que é recitada apenas nos feriados santos.
Depois de terem as mãos enxaguadas pelos Levitas, os Coatitas (descendentes do sacerdote Arão, irmão de Moisés) avançam para a frente da sinagoga durante a repetição da oração Amidah, colocam os seus tallit (xaile de oração) sobre as suas cabeças, estendem as suas mãos e separam os dedos da forma prescrita, voltam-se para a congregação e recitam a bênção aarónica, em 15 palavras (Números 6:24-26), palavra a palavra.
Esta bênção terá este ano um significado muito especial, tendo em vista o conflito actual entre árabes e judeus à volta do Monte do Templo.
Os acessos ao local foram barrados pela polícia, tendo sido organizados transportes em shuttle para o Muro.
Shalom, Israel!

Sem comentários: