sexta-feira, abril 02, 2010

MILHARES DE JUDEUS NA TUMBA DOS PATRIARCAS

Ontem mesmo e para celebrar a inclusão da gruta (cave de Macpela) na lista dos sítios de herança nacionais, milhares de judeus juntaram-se em Hebron numa cerimónia festiva relacionada com a Festa da Páscoa.
A comunidade judaica residente nesta antiga povoação entregou certificados de reconhecimento a membros do Knesset (parlamento israelita) que trabalharam para incluir esta antiga gruta na lista, apesar da oposição política à decisão.
Segundo o prof. Aryeh Eldad, do partido "União Nacional", a importância de ter este local histórico incluído na lista do património da herança de Israel é vital, uma vez que geograficamente "Hebron é a cintura de protecção de Jerusalém".
E acrescentou Tzipi Hotovely, do partido Likud: "Jerusalém não é como Tel Aviv. Tel Aviv tem 101 anos, Jerusalém tem 3.000 anos e Hebron tem 4.000 anos. As nossas almas estão ligadas a este lugar e não é um líder estrangeiro que nos vai dizer o que devemos fazer na terra dos nossos antepassados. Nós iremos guardar a Terra de Israel e vamos apoiar o nosso primeiro-ministro para que ele possa manter-se firme diante das pressões dos líderes mundiais".
Shalom, Israel!

Sem comentários: