sábado, abril 10, 2010

MORREU UM BOM AMIGO DE ISRAEL

Lech Kaczynski, presidente da Polónia falecido esta manhã num trágico acidente aéreo era um patriota polaco e um grande amigo de Israel.
Todos os representantes do governo de Israel, desde o presidente Peres ao primeiro-ministro Netanyahu expressaram as suas condolências ao povo da Polónia pelo terrível acidente que roubou a vida a dezenas de autoridades militares e políticas do país.
Netanyahu, que esteve com o presidente polaco há menos de 3 anos meses durante as celebrações do 65º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, afirmou que Kaczynski liderou um importante processo para começar um novo capítulo nas relações entre polacos e judeus, entre a Polónia e Israel.
Peres expressou a sua solidariedade: "As notícias do trágico acidente que roubou as vidas ao meu amigo presidente Lech Kaczynski, sua esposa Maria e de líderes proeminentes da liderança polaca e do seu parlamento foram recebidas com muita dor, choque e desgosto. Este trágico evento é um forte golpe contra o povo polaco e o mundo inteiro. O meu amigo presidente Kaczynski estava entre aqueles que lideraram e fizeram avançar as mudanças no seu país, representando uma Polónia livre, democrática e moderna."
Peres enfatizou ainda que os laços bilaterais entre Israel e a Polónia foram fortalecidos durante a presidência de Kaczynski e foram distinguidos como um tempo de calorosa amizade.
O presidente polaco visitou Israel ainda como prefeito de Varsóvia e ainda duas vezes como presidente do país.
O presidente era ainda um profundo respeitador do sofrimento do povo judeu durante o holocausto e um admirador da influência cultural dos judeus no seu país. Foi também um ardente promotor do Museu da História dos Judeus Polacos, para o qual ofereceu o terreno enquanto prefeito de Varsóvia. Este museu está sendo construído ao lado do monumento ao Gueto de Varsóvia.
A nossa calorosa solidariedade para com o ilustre povo da Polónia, nação que estaremos visitando dentro de 2 meses, se Deus quiser.
Shalom, Israel!


Sem comentários: