sexta-feira, novembro 05, 2010

ISRAEL "SALTA" PARA O 15º LUGAR NOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Israel "pulou" 12 lugares no IDH- Índice do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, alcançando a 15ª posição no recém publicado índice para 2010. Esta é a primeira vez na história de Israel que a nação atinge um padrão tão alto no IDH, ficando acima da Itália, Grã-Bretanha e Singapura. O IDH inclui 169 nações de todo o mundo.
Os 10 primeiros países nesta classificação de qualidade vida em 2010 são a Noruega, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Irlanda, Lichenstein, Holanda, Canadá, Suécia e Alemanha. No fim da lista estão vários países africanos como a Libéria, Burkina Faso, Chade, Guiné-Bissau, Moçambique, República Popular do Congo, e, no fundo da lista, o Zimbawe.
A Ásia oriental é a região do mundo com maior progresso nos últimos 40 anos, liderado pela China e pela Indonésia. Os países árabes também têm conseguido bons progressos nestes últimos anos.
Olhando para as mudanças que tiveram lugar nos últimos 40 anos em 135 países - onde reside 92% da população mundial - a estatística demonstra que a média de esperança de vida subiu de 59 para 70 anos, a frequência em escolas primárias subiu de 55 para 70 por cento, e os rendimentos per capita duplicaram para mais de 10.000 dólares anuais.
Estes dados também referem os países de maior confiança para o investimento, sendo Israel um dos mais estáveis. O governador do Banco de Israel foi recentemente designado pela revista britânica Euromoney como sendo "o melhor governador de um banco central".
Shalom, Israel!

Sem comentários: