terça-feira, novembro 16, 2010

JUDEUS SOBEM AO MONTE DO TEMPLO PARA ORAR POR CHUVA


Vinte e cinco estudantes da Escola Secundária Kiryat Arba (religiosa) subiram ontem ao Monte do Templo juntamente com o seu rabi para orarem por chuva. A oração que eles ali recitaram (Ve'anenu Borei Olam), é um acréscimo à oração feita pelos judeus ashkenazi quando as chuvas tardam em vir, tendo o rabinado-mor instruído que esta oração fosse incluída em todo o lado.
Tem estado um clima continuamente seco e quente em Israel, numa altura em que já se deveria estar na estação das chuvas. Esse problema tem inquietado os agricultores e levado os rabis a conduzirem orações especiais nas escolas religiosas (yeshivas) e sinagogas para que venha a tão desejada chuva.
O chefe dos rabis sefarditas de Israel, o rabi Shlomo Amar, pediu ao povo que pratique mais acções de bondade e para que se ore com fervor especial para convencer o Todo Poderoso de que Israel merece a mui desejada chuva.
As suas palavras fazem referência ao Livro de Deuteronómio, especificamente a um capítulo onde se diz que ao contrário das outras nações, as chuvas sobre Israel dependem das acções do povo judeu.
A ascensão dos 25 estudantes ao Monte é parte de uma série de subidas que são realizadas em memória de Yitzchak e Talia Imes, dois dos 4 judeus mortos num ataque selvagem perpretado por terroristas da Autoridade Palestiniana em 31 de Agosto.
Na semana passada, 60 estudantes da Yeshiva Susiya ascenderam também ao Monte.
Ambos os grupos foram guiados por Yehudah Glick, chairman do Fundo da Herança do Monte do Templo. Durante a passagem pelo Monte eles foram lendo Salmos e oraram para que em breve os judeus possam tomar parte em rituais religiosos no Templo reconstruído...
Assim será! Talvez mais cedo do que muitos pensam...
Shalom, Israel!

Sem comentários: