sexta-feira, novembro 19, 2010

FÁTIMA - A PRIMEIRA BONECA IRANIANA




A Barbie que se cuide: o Irão não fabrica só mísseis. Também fabrica bonecas, gravatas e até um software próprio tipo "messenger" para consumo interno.
Uma empresa iraniana lançou agora a nova boneca "Fátima", 100 % islâmica. Ora, e eu que pensava que a "Fátima" era 100% católica...
Até agora as crianças do Irão tinham de se contentar com 2 bonecas: a "Sara" e a "Dara", supostamente a "resposta iraniana" às depravadas Barbie e Ken, só que não conseguiam convencer o mercado a comprá-las. Mas a nova boneca tem um aspecto mais islâmico e menos iraniano, daí chamar-se "Fátima" - uma das filhas de Maomé.
Segundo um representante do fabricantes das bonecas, a idéia da boneca Fátima é "batalhar contra a invasão cultural dos inimigos do Irão." Segundo Hossein Sereshet, "ao criarem a Barbie e comerciá-la os ocidentais estão encorajando o não uso do véu e do hijab; todos estes factores levaram-nos a considerar como obrigação apresentar bonecas islâmicas ao mercado".
Mas as "modas" não se ficam pelas bonecas: eis que agora são apresentadas gravatas em forma de cimitarra, portanto respeitando os "valores islâmicos", incluindo frases proferidas pelo profeta Maomé. A espada representada na gravata representa a arma do shiita Iman Ali, primo e cunhado de Maomé, considerado um santo no Irão. Segundo o designer da gravata, a mesma recebeu aprovação de alguns dos professores shiitas iranianos.
Desde a revolução islâmica de 1979, a maior parte dos homens tinham deixado de usar gravatas, uma vez que elas "representavam o ocidente corrupto". Diz-se até que nos primeiros dias da revolução, os homens que envergassem gravatas eram presos e viam as suas gravatas serem cortadas.
Hoje em dia há homens no Irão que ainda usam gravatas em público, apesar de isso não corresponder às directivas dos líderes e clérigos religiosos do país.
Aproveitando a idéia, quem sabe se não veremos qualquer destes dias um outro "génio" a produzir gravatas em forma de míssel...
Shalom, Israel!

Sem comentários: