quarta-feira, maio 15, 2013

DEUS TE ABENÇOE NESTE DIA DO "SHAVUOT" - A FESTA DAS SEMANAS E O PENTECOSTE

"Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas. Depois celebrarás a Festa das Semanas ao Senhor teu Deus...e te alegrarás perante o Senhor teu Deus..." Deuteronómio 16:9-11.
Uma das maiores Festas que o Senhor Deus mandou ao Seu povo celebrar - a Festa do Shavuot, ou Festa das Semanas - atraiu mais uma vez a Jerusalém muitos milhares de peregrinos e visitantes.
Tal como todas as outras Festas de Israel, esta une judeus e cristãos, uma vez que foi neste dia que a Lei foi dada a Moisés no Monte Sinai, e no mesmo dia o Espírito Santo de Deus desceu sobre os 120 em Jerusalém, baptizando-os num Corpo, o Corpo do Messias.
"E cumprindo-se o dia do Shavuot (Pentecoste), estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados...E todos foram cheios do Espírito Santo..." - Actos 2:1-4.

O Shavuot é o culminar da contagem das 7 semanas da "contagem do Omer", que se inicia no período da Páscoa judaica. Visto que o Shavuot ocorre 50 dias exactos a seguir ao primeiro dia da Páscoa, a palavra grega para cinquenta: "pentecoste" passou a tornar conhecida esta Festa, tanto mais que foi nesse exacto dia de Shavuot, ou "Pentecoste" que ocorreu o derramamento do Espírito Santo de Deus em Jerusalém. 
Foi nesse dia que o Senhor Deus falou ao povo de Israel, no Monte Horebe, junto ao deserto, dando-lhes a Torá (que significa: instrução, ensino) através da qual, obedecendo à mesma, o judeu poderia obter a bênção de Deus - Deuteronómio 4:12-13.

O Shavuot é assim um tempo de revelação divina ao Seu povo!
Durante esta época muitos judeus lêem a história de Rute, no Livro que tem o mesmo nome, uma vez que essa bela história de amor e identificação com o povo de Deus se passou durante esta época das Festas judaicas do Shavuot.
Este é também um tempo em que o Senhor ordena ao Seu povo que traga uma oferta voluntária. Todos têm de trazer algo diante do Senhor, em proporção das bênçãos recebidas. Sendo Israel uma nação agrícola, as ofertas tinham a ver com o produto colhido da Terra - Deuteronómio 26.
Neste dia tão especial, Deus deu ao Seu povo as 2 bênçãos mais preciosas: a Sua Palavra (Torá) e o Seu Espírito (Ruach HaKodesh)!
Esta Festa demonstra a nossa necessidade de seguirmos a Verdade (Palavra de Deus) e de sermos cheios do Seu Espírito para podermos viver segundo a Sua vontade!
Sem a Palavra não há verdade, mas sem o Espírito não há vida! 

Que o Senhor Deus te abençoe neste Shavuot: "Seja-te concedido pleno galardão da parte do Senhor de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar!" - Rute 2:12.
Shalom, Israel!




1 comentário:

Anónimo disse...

Benção de D'us neste shavout a sua congregação pela Terra.Louvado seja o Grande de Israel.

Fabiana L.

Shalom