quarta-feira, maio 08, 2013

"UMA JERUSALÉM. INDIVISÍVEL. ABERTA A TODOS. CONTROLADA POR ISRAEL"

Nir Barkat, presidente da Câmara de Jerusalém, acredita que tem conseguido trazer a Cidade de volta à sua glória, tanto económica, como cultural, educacional e até politicamente. Isso tem reduzido as tensões entre os vários factores, e melhorado as condições de vida de todos os residentes, incluindo os árabes de Jerusalém oriental.
Numa entrevista concedida hoje, o dia em que Jerusalém celebra os 46 anos da sua libertação, Barkat salienta alguns pontos:

- Cerca de 35% da população é árabe, sendo 33% muçulmanos e 2% cristãos.
Dos outros 65%, 22% são ultra-ortodoxos e 43% sionistas.
- A qualidade de vida também tem melhorado com a construção do maior complexo desportivo em Jerusalém, perto do estádio Teddy, a "Cidade do Cinema" e a Tahana (a velha estação de comboios).
VELHA ESTAÇÃO SENDO RECONSTRUÍDA
Está também a haver uma considerável melhoria nos parques da Cidade.
- Tem sido também introduzida uma enorme quantidade de cultura na Cidade: festas de rua, festivais de música e luz, a maratona de Jerusalém, a fórmula 1...
Neste ano Jerusalém já ultrapassou Tel Aviv e Haifa no turismo interno. Um dos alvos é criar condições para que quem venha estudar na Universidade Hebraica decida depois ficar na Cidade.
Espera-se que nos próximos 10 a 20 anos sejam criadas mais 50.000 habitações na Grande Jerusalém.

Com os novos projectos de construção e atracção de centros empresariais, a Cidade poderá atingir o milhão de habitantes. Actualmente Jerusalém conta com cerca de 800 mil habitantes.
- Está sendo projectado para os próximos 7 a 8 anos um novo distrito comercial na entrada da Cidade, com a construção de 13 torres de 35 andares cada. Além disso, haverá uma enorme expansão de todos os gabinetes governamentais para uma área de 1,1 milhões de metros quadrados de espaço parta escritórios, cultura e hotéis que podem criar cerca de 40.000 novos empregos.
Viva Jerusalém! Viva Israel!
Shalom!



Sem comentários: