terça-feira, setembro 22, 2015

ISRAEL REFORÇA SEGURANÇA EM JERUSALÉM PARA O YOM KIPPUR

A escassas horas do início de uma das maiores solenidades judaicas - o Yom Kippur (Dia da Expiação) - e receando a continuação e até o alargamento da violência provocada pelos palestinianos nestes últimos dias, a polícia israelita está aumentando a sua presença nas ruas da capital Jerusalém e fechando alguns dos acessos à Cidade.
É sobejamente sabido que os terroristas palestinianos não têm qualquer contemplação pelos dias de celebração do calendário judaico, tampouco pelo próprio dia de Yom Kippur, em que o mundo judaico em Israel e os judeus pelo mundo fora observam 25 horas de contrição, orações e jejuns, com todas as lojas fechadas e muitas ruas vazias em Israel.
Milhares de polícias estarão dispersos por toda a Cidade de Jerusalém durante a solenidade judaica, permanecendo mais 4 dias em alerta máximo devido ao feriado islâmico Eid al-Adha que se inicia logo a seguir ao fim do dia de Yom Kippur.
Para evitar a repetição dos confrontos recentes no Monte do Templo, as autoridades israelitas decidiram por agora proibir a entrada no recinto a jovens árabes com menos de 40 anos, permitindo no entanto o acesso a homens maiores de 40 e a todas as mulheres. 
Durante o Dia da Expiação - Yom Kippur - são esperadas dezenas de milhar de judeus junto ao Muro Ocidental para as orações apropriadas para a ocasião. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Cleide disse...

Shalom, meu povo!!
Chatima Tova!